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dc.contributor.advisor1Maria Laura Magalhaes Gomespt_BR
dc.contributor.referee1Heloisa da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Joao Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalhopt_BR
dc.contributor.referee3Maria da Conceicao F Reis Fonsecapt_BR
dc.contributor.referee4Maria Lucia Castanheirapt_BR
dc.creatorGlaucia Marcondes Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T13:35:32Z-
dc.date.available2019-08-13T13:35:32Z-
dc.date.issued2013-06-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZFJB-
dc.description.abstractIn the quest to understand the pedagogical practices of teachers of the early years of elementary school and the way they use their mathematics textbooks, we proposed in this research to listen closely,through interviews, the point of views of ten teachers who work in public and private schools of Belo Horizonte. With theoretical and methodological foundations in Oral History, we transcribed and textualized the employees narratives, which constitute the empirical material of this study. The analysis of this material led to the formation of two thematic units related to the usage of textbooks: Math textbooks for teaching practices and Math textbooks for Math teachers training. Considering that the math teacher seeks specialized training to teach mathematics, these two thematic units will conflict, influence and complement each other, making it impossible to recognize them as disjoint paths or categories. These two units of analysis guided us towards what each single teaching experience had shown, the detected peculiarities that we called unities, which deals with elements related to the uses of math books that converge in their own teaching practices, (re) signifying themselves. Finally, we discuss what was possible to conclude from the understanding that the elements that constitute the teaching practices regarding mathematics textbooks, undertaken in various contexts, enforce singular practices linked to possible contradictions that come from the textbooks narratives. These conclusions may point the way for future investigations and improvements on Math teaching.pt_BR
dc.description.resumoNa busca por compreendermos práticas pedagógicas de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação aos livros didáticos de Matemática, propusemo-nos, nesta investigação, escutar atentamente, em entrevistas, dez professores que atuam em escolas das redes pública e particular de Belo Horizonte. Com alicerces teórico-metodológicos na História Oral, transcrevemos e textualizamos as narrativas dos colaboradores, as quais compõem o material empírico da pesquisa. A análise desse material levou à constituição de duas unidades em relação aos usos dos livros didáticos que vão ao encontro uma da outra, influenciando-se e complementando-se mutuamente: os livros didáticos de Matemática para as práticas pedagógicas e os livros didáticos de Matemática para a formação do docente que ensina Matemática. A tessitura de nossa análise apurou tanto aspectos a respeito dos processos envolvidos na apropriação dos livros didáticos pelos professores que intervêm em suas práticas, tais como escolha, distribuição, aquisição e usos desses recursos, como também elementos que nos surpreenderam nas narrativas por se revelarem não só imbricados, mas constituintes dos anteriores. Esses últimos podem ser sintetizados pelos temas: formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental; resolução de problemas e o ensino da Matemática; práticas de leitura quando do uso dos livros didáticos; alfabetização e o ensino da Matemática; alfabetização matemática no processo de escolarização; concepção de aprendizagem; concepção de Matemática; papel dos pais e das famílias no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes; currículo de Matemática; ensino e aprendizagem da Matemática; papel do educador e do educando; função da escola e da educação; repercussões relacionadas ao Programa Nacional do Livro Didático. Discorremos a respeito do que nos foi possível abarcar a partir da compreensão de que os elementos que constituem as práticas docentes quanto aos livros didáticos de Matemática, assumidas nos variados contextos, privilegiam formas singulares, que intitulamos como nossas unicidades, atreladas a possíveis contradições despontadas das narrativas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarrativas de professorespt_BR
dc.subjectLivros didáticos de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherLivros didáticospt_BR
dc.subject.otherPratica de ensino  Ensino fundamental pt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental pt_BR
dc.subject.otherMatematica  Estudo e ensino  pt_BR
dc.titleProfessores dos anos iniciais do ensino fundamental e livros didáticos de matemáticapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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