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Type: Tese de Doutorado
Title: Formação e prática profissional do técnico em saúde bucal: um estudo sobre a percepção de egressos
Authors: Marisa Martins da Silva Prado
First Advisor: Antonia Vitoria Soares Aranha
First Referee: Deise de Souza Dias
Second Referee: José Eustáquio de Brito
Third Referee: Simone Dutra Lucas
metadata.dc.contributor.referee4: Daisy Moreira Cunha
Abstract: A presente pesquisa avaliou a formação e a prática profissional do Técnico em Saúde Bucal (TSB) através da análise das narrativas dos egressos do Curso Técnico em Saúde Bucal da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (TSB/ESTES/UFU). Foi realizado um estudo quali quanti por meio de um questionário aplicado em 195 dos 306 egressos diplomados entre 1989 e 2009, de análise de documentos e de entrevistas semiestruturadas, realizadas com profissionais das equipes de saúde bucal da rede municipal de saúde da Prefeitura Municipal de Uberlândia, egressos do Curso TSB/ESTES/UFU. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos egressos é do sexo feminino (97,9%), procedente do ensino médio público (77,9%) e ingressou no Curso com idade média de 24,8 anos. Quase metade dos egressos (44,6%) continuou seus estudos em um curso superior, a maioria em instituições particulares. Cerca de dois terços dos egressos pesquisados (70,2%) exerceram a profissão para a qual foram formados, a maioria por mais de cinco anos e apenas 13,8% declararam exercer a função de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB). A renda mensal da maioria dos entrevistados foi de um a dois salários mínimos. No momento da pesquisa, 40,5% informaram que estavam exercendo a profissão de TSB, 7,7%, de ASB, e 41,0% atuavam em outras profissões. A baixa remuneração oferecida à categoria, a carência de vagas de emprego para o TSB, a desvalorização da profissão pelos cirurgiões-dentistas e as falhas de fiscalização quanto à legalidade do exercício profissional desses auxiliares odontológicos, foram os principais fatores apontados pelos egressos para o não-exercício da profissão de TSB. Identificou-se uma subutilização dos egressos na prática profissional, pois a maioria desenvolveu, durante o desempenho da função de TSB, tarefas que poderiam ser delegadas a um auxiliar. Após a homologação da Lei 11.889/2008, que regulamentou a profissão de TSB e ASB, os egressos deixaram de realizar a raspagem de cálculos e restaurações em cavidades preparadas pelos cirurgiões-dentistas e atuaram, sobretudo, em procedimentos coletivos de promoção da saúde e prevenção das doenças bucais. Para 64,1% dos egressos que, no momento da pesquisa, atuavam como TSB, a aprovação da Lei 11.889/2008 foi considerada um retrocesso no processo histórico da consolidação da profissão no mundo do trabalho. Considerou-se que, devido ao impacto dessa legislação na prática profissional do TSB, o Curso TSB/ESTES/UFU deve promover ajustes curriculares e desenvolver ações que contribuam para a legitimação dessa profissão pela sociedade. Os egressos declararam-se satisfeitos com a formação recebida e consideraram que os conteúdos desenvolvidos durante o Curso foram adequados às necessidades do mercado de trabalho. O Curso TSB/ESTES/UFU representou, para muitos, a oportunidade de retomada dos estudos formais, a inserção no mercado de trabalho com consequentes ganhos financeiros e crescimento pessoal e profissional e a possibilidade de prosseguimento dos estudos em um curso de graduação.
Abstract: This research evaluated the training and professional practice of the Oral Health Technician (TSB Técnico em Saúde Bucal) through an analysis of the narratives of graduates from the Technical Course in Oral Health at the Health Technical School (ESTES Escola Técnica de Saúde) of the Federal University of Uberlândia (UFU Universidade Federal de Uberlândia). A questionnaire was applied to 195 of 306 graduates between 1989 and 2009, in both qualitative and quantitative aspects. This study analyzed documents and made semi-structured interviews with TSB/ESTES/UFU graduates, health professionals. The results show that the majority of graduates are female (97.9%), coming from public high schools (77.9%), and that these people started the course with an average age of 24.8 years. Almost half of the graduates (44.6%) continued their studies at a higher education, mostly in private institutions. About two-thirds of the graduates surveyed (70.2%) exercised the profession for which they were trained for over five years, and only 13.8% reported exercising the function of Assistant Dental Health (ASB Auxiliar de Saúde Bucal). The monthly income of the majority of respondents was between one and two minimum wages. At the time of the survey, 40.5% reported that they were exercising the profession of TSB, 7.7% BSA, and 41.0% worked in other professions. The low remuneration offered to the category, the lack of jobs for the TSB, the devaluation of the profession by dental surgeons and failures of supervision as to the legality of the professional practice of dental assistants were the main factors as to why the graduates do not exercise the TSB profession. An underutilization of graduates in professional practice was identified, as most developed during the performance of the function of TSB, tasks that could be delegated to an assistant. After the approval of Law 11.889/2008, which regulates the profession of TSB and ASB, the graduates failed to perform the scraping of calculations and restorations in cavities prepared by dental surgeons, and worked mainly in collective procedures for health promotion and prevention of oral diseases. For 64.1% of the graduates that at the moment of the survey acted as TSB, the approval of Law 11.889/2008 was considered a setback in the historical process of the consolidation of the profession in the market. People considered that, due to the impact of this legislation in the practice of TSB, the TSB/ESTES/UFU course should promote curricular adjustments, and develop actions that contribute to the legitimacy of the profession by society. The graduates expressed satisfaction with the training received and found that the content developed during the course was appropriate to the needs of the labor market. The TSB/ESTES/UFU course represented, for many of them, the opportunity of resumption of formal studies, the inclusion in the labor market with resulting financial gains and personal and professional growth, along with the opportunity to continue their studies in a graduation course.
Subject: Educação
Recursos humanos na saude  Aspectos sociais 
Saúde bucal   
Pessoal da saúde pública  Formação profissional 
Escolas para profissionais de saude
Pessoal da área odontológica  Formação profissional 
Ensino profissional  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZG25
Issue Date: 12-Jun-2013
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