Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZG7G
Type: Tese de Doutorado
Title: A permanência e o abandono da profissão docente entre professores de matemática
Authors: Monica Lana da Paz
First Advisor: Cristina de Castro Frade
First Referee: Dario Fiorentini
Second Referee: Jonei Cerqueira Barbosa
Third Referee: Maria Laura Magalhaes Gomes
metadata.dc.contributor.referee4: Maria Manuela Martins Soares David
Abstract: Este trabalho de tese investigou a permanência e o abandono da docência em matemática, sob uma perspectiva da construção identitária dos sujeitos. Participaram desta pesquisa dois grupos de professores de matemática: um constituído por nove docentes que atuavam nomagistério em escolas da rede pública estadual de Belo Horizonte, e outro, formado por onze sujeitos que abandonaram a docência. Partiu-se do pressuposto de que os elementos que orientam as escolhas profissionais dos sujeitos estão associados às imagens que eles incorporam às suas identidades. Essas imagens referem-se a si mesmos, às suas funções, às suas práticas, às suas formações e às relações de ordem histórica (socioeconomico-culturalpolítico) na busca da construção de um sentido para a profissão. Por sua vez, tal busca desentido para a profissão está intimamente vinculada à construção de identidades. Toma-se como principal orientação teórica as contribuições de Gee (2000) sobre identidade. Para este pesquisador, as pessoas são como são em função de seus posicionamentos nos diversoscontextos sociais de que participam, e o processo de construção da identidade é dinâmico, sempre sujeito a mudanças. A pesquisa foi qualitativa e, para a produção dos dados, empregou-se a entrevista semiestruturada. Os dados foram apresentados a partir de narrativasconstruídas pelo pesquisador. Nessas narrativas interpretaram-se as experiências relatadas nas entrevistas em termos dos tipos de identidade propostos por Gee (2000): identidade natural; identidade institucional; identidade discursiva e identidade de afinidade, procurandorelacioná-las ao fenômeno da permanência e do abandono da profissão docente entre os participantes da pesquisa. Para a maioria dos sujeitos-participantes foram as circunstâncias da vida que a direcionou para profissão docente. Os motivos que levavam os professores asustentarem suas identidades institucionais permanecendo na profissão docente foram: vocação profissional, dificuldade de idealizar novas perspectivas profissionais, conquista de uma posição profissional, garantia de estabilidade empregatícia e o exercício de uma atividade rentável. Contudo, a sustentação dessa identidade na permanência da docência revelou-se, na maioria dos casos, sofrida em função de uma forte tensão entre as identidades institucional e discursiva desse grupo de professores. No caso do grupo dos ex-professores participantes, produziram-se evidências de que os principais motivos que os levaram a abandonar a docência foram as tensões vivenciadas entre suas identidades institucional e discursiva. Ascondições de trabalho que sustentavam as identidades institucionais desses ex-professores mostraram-se conflituosas com a prática profissional que eles gostariam de ou acreditavam que deveriam exercer. Como implicação pedagógica deste estudo recomenda-se uma abertura por parte das instituições de ensino para que os professores de matemática possam negociar suas identidades institucionais de modo a minimizar os efeitos das tensões aludidas em suas práticas profissionais.
Abstract: This study researched the permanence and the dropping out of mathematic teaching, according to the perspective about the individuals identity construction. Two groups of mathematics teachers participated in this research: one group of nine teachers who worked at public state schools of Belo Horizonte and other eleven people who have dropped outteaching. It started from the assumption that the elements that guide the career choices of the subjects are associated to the images that they incorporate to their identities. These images refer to themselves, their functions, their practices, their formations and their historical relations (social, economic, cultural and political) in the search for shaping the meaning of the job. In turn, this search for a meaning for the profession is closely linked to the construction of identities. It was taken as the main theoretical orientations the contributions by Gee (2000) about identity. This researcher believes that people are as they are because of their positions in different social contexts in which they participate, and the process of identity construction is dynamic, always subjected to changes. The research was qualitative and, for the construction of the data, semi-structured interview was used. The data were presented as narratives constructed by the researcher. In these narratives, it was portrayed the experiences reported in the interviews in terms of the kinds of identity proposed by Gee (2000): natural identity, institutional identity, discursive identity and affinity identity, trying to relate them to the phenomenon of permanence and dropping out of the teaching profession among the survey participants. For the most part of the individuals-participants, it was the life circumstances that directed them to the teaching profession. The reasons that led teachers to support their institutional identities staying in the teaching profession were: professional vocation, difficulty of designing new career prospects, reaching a professional position, ensuring job stability and having a profitable activity. However, the support of this identity in the permanence of teaching proved to be, in most cases, suffering because of a strong tension between the institutional and discursive identities of this group of teachers. In the case of the group of former teachers participating, it was produced evidence that the main reasons that led them to drop out the teaching were the experienced tensions between its institutional anddiscursive identities. The working conditions that supported the institutional identities of these former teachers showed up conflicting with the work experience they would like to or believed that they should practice. As pedagogical implication of this study is recommendedan opening of educational institutions for mathematic teachers to negotiate their institutional identities in order to minimize the effects of tensions alluded to in their professional practices.
Subject: Professores de matematica Identidade Aspectos sociológicos
Educação
Professores Formação
Professores de matematica Ambiente de trabalho
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZG7G
Issue Date: 1-Jul-2013
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese___m_nica_lana_da_paz___vers_o_final.pdf900.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.