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Type: Monografias de Especialização
Title: Avaliação da qualidade do banco de discursos da câmara dos deputados
Authors: Amanda Zauli
First Advisor: Madalena Martins Lopes Naves
Abstract: A pesquisa pretendeu avaliar a qualidade do Banco de Discursos da Câmara dos Deputados, disponibilizado no CamaraNet. O Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação DETAQ é a unidade de informação alimentadora do Banco de Discursos, o qual contém os pronunciamentos e debates ocorridos na Casa desde 1999 e no qual estão registrados cerca de 760.000 discursos. Oacesso ao serviço ficou na 12ª posição em 2011, o que significou a média de 1.800.000 visitas durante o ano. Trata-se de ferramenta de pesquisa bastante utilizada, que deve oferecer o serviço com qualidade. Na ciência da informação, a qualidade é definida como essencial, inclusive para os serviços de informação. Três escalas de qualidade, ServQual, e-TailQ e WebQual, medem: tangibilidade, confiabilidade/credibilidade, receptividade, garantia e empatia;design do site, obtenção do que se deseja, qualidade do produto ou serviço oferecido, privacidade/segurança e atendimento ao usuário; usabilidade, qualidade da informação e interação do serviço com o usuário. Esses fatores predizem a qualidade, a confiança, a satisfação do usuário em termos de obter o que procura em determinado site. Utilizou-se escala do tipo Likert de quatro pontos, composta de 34 itens. O questionário contém itens das três escalas que se aplicam a pesquisas feitas em sites da web. A pesquisa foi do tipo quali/quanti, porque os dados foram tabulados quantitativamente, e as respostas receberam tratamento qualitativo, e foi aplicada entre os servidoresda Coordenação de Relacionamento, Pesquisa e Informação, do Centro de Documentação e Informação, da Consultoria Legislativa e do Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação. Foram distribuídos 284 questionários, dos quais 46 foram preenchidos e devolvidos, 15% do total. O questionário avaliou quatro dimensões de qualidade: Usabilidade/Facilidade de Uso; Interação com o Usuário; Qualidade da Informação Oferecida; e Segurança/Privacidade. Para a maioria dos participantes, não é fácil encontrar o Banco de Discursos no Portal da Câmara; não são claras as instruções sobre como encontrar umpronunciamento feito no plenário da Casa e as notas taquigráficas de reuniões de Comissões. Também não acham fácil aprender a utilizar o Banco. Para a maioria dos respondentes, a ferramenta não é visualmente atraente, e os campos de pesquisa não se adequam ao que o usuário busca. Quanto à qualidade da informação, na visão da maioria dos respondentes, o Banco fornece informações precisas, confiáveis, atualizadas e completas e é uma boa fonte de informação. A maioria dos participantes concordou que o Banco oferece grande variedade de produtos que lhe interessa e que a ferramenta é atualizada frequentemente
Abstract: The research had the objective to evaluate the quality of the Banco deDiscursos (Records Bank) of the Brazilian Chamber of Deputies, available on the Portal of the Chamber of Deputies on the web. The Department of Record, Revision, and Writing (DETAQ) is the unit responsible for feeding information into the Banco de Discursos, which contains speaches and debates that occurred in the Chamber since 1999, and houses around 760.000 speeches. Access to the service was in 12th place in 2011, which translates to an average 1,8 million visits during the year. It is a widely used research tool and shouldoffer quality service. In the Information Science, quality is defined as essential and applies to information services. Three quality scales, ServQual, e-TailQ, and WebQual, measure: tangibility, credibility, reliability, receptivity, guarantee, and empathy; site design, ability to obtain what is being looked for, quality of the product or service offered, privacy, security, and user service; usability, quality of information and interaction of the service with the user. Those factors determine quality, trustworthiness, and users satisfaction in terms of obtainingwhat they are looking for in a website. The questionnaire utilized in thisresearch contains items from the three scales that apply to research done in websites. The research was both qualitative and quantitative as the data was tabulated quantitatively and answers underwent qualitative treatment. It was developed among the members of the three sections. 284 questionnaires were distributed, out of which 46 (15%) were filled out and returned. The questionnaire evaluated four dimensions of quality: Usability/Ease of Use; User Interaction; Quality of the Information Offered, and Privacy/Security. Most of the participants found that it is not easy to locate the Banco de Discursos on the Chamber of Deputies website. Additionally, there are no clear instructions on how to find an announcement made in a Chamber plenary, or the record noteson Commission meetings. Participants also had difficulty in learning how to use the Banco. For most respondents, the tool is not visually attractive and the research fields do not adequately correspond to what the user looks for. In regards to the quality of information, most participants found that the Banco offers information that is up to date, accurate, trustworthy, and complete and is a good source of information. Most participants agreed that the Banco provides a great variety of products that interests them and is a tool that is frequently updated.
Subject: Servicos de informação Avaliação 
Banco de dados Discursos parlamentares  
Brasil  Congresso  Câmara dos Deputados  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZL4W
Issue Date: 23-Apr-2013
Appears in Collections:Especialização em Arquitetura Organização da Informação

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