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Type: Monografias de Especialização
Title: Aplicação do modelo das cinco forças como mecanismo para criação e sustentação de vantagem competitiva: estudo de caso Trip Linhas Aéreas
Authors: Josiane Fernandes Ferreira
First Advisor: Jose Edson Lara
First Referee: Francisco Vidal Barbosa
Abstract: Após uma série de fatores que vem possibilitando a popularização do modal aéreo no Brasil, o nível de concorrência pode ser percebido em similar crescimento. Diante disso, as estratégias de competição passaram a ser vistas pelas companhias aéreas como meio de sobreviver e de alavancar a participação no mercado (market share). Durante muito tempo a competição no setor foi depreciada pela presença de poucos e fortes concorrentes, pela regulamentação tarifária e instabilidade econômica. Todavia, nos últimos anos, vem sendo percebido um fortalecimento da economia brasileira que tem permitido avanços de ordem econômica e social, de modo com que o a nova classe média venha adquirindo enorme potencial de consumo. Desta forma as companhias aéreas também vêm adotando ações estratégicas para atrair e captar estes novos clientes. A estratégia por sua vez, repousa na premissa de que a empresa é capaz de atender seu público alvo mais efetivo ou eficientemente do que os concorrentes. O Modelo das Cinco Forças, por isso, aparece no ambiente das companhias aéreas com o objetivo de fazer com que as organizações, estudem, avaliem e conheçam o poder que seus concorrentes exercem sobre a competição, sobre o risco do fortalecimento de seus fornecedores, do poder de escolha e decisão de seus clientes, da criação de serviços substitutos e de novos entrantes no mercado, de forma a conseguir assim agir e reagir à estas forças, no sentido de influenciá-las a seu favor. Portanto, mapear o ambiente interno e as pressões externas, executar ações estratégicas adequadas para cada situação se tornam fatores chaves para se conseguir criar e sustentar uma vantagem competitiva
Abstract: After a series of factors that has fostered the popularization of air mode in Brazil, the level of competition can be seen in similar growth. Given this, the strategies of competition came to be viewed by airlines as a mean to survive and to leverage the market share. For a long time, the competition in the sector was deprecated by the presence of a few but strong competitors, the price regulation and economic instability. However, in recent years, has been perceived a strengthening of the Brazilian economy that allowed economic and social advances, so that the new middle class has been acquiring huge consumption potential. Thus airlines also been taking strategic actions to attract and capture these new customers. The strategy in turn, rests on the premise that the company is able to meet their target audience more effectively or efficiently than competitors. The Five Forces Model, however, appears in the environment of the airlines with the goal of making it possible for organizations to study, evaluate and learn about the power that its competitors have over the market, on the risk of strengthening their suppliers, the power of choice and decision of its customers, the creation of substitute services and new market entrants in order to act and react to these forces in order to influence them in its favor. Therefore, mapping the internal environment and external pressures and executing appropriate strategic actions for each situation become the key factor to successfully create and sustain a competitive advantage
Subject: Monografias
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B3HG7
Issue Date: 30-Aug-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica



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