Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B6H3G
Type: Monografias de Especialização
Title: Avaliação do sistema de informações da TRIP Linhas Aéreas S/A: setor compras
Authors: Luiza Maria Longarai
First Advisor: Antonio Artur de Souza
Abstract: Esta monografia é o resultado de pesquisa explicativa e quantitativa sobre o uso do sistema de informações (RM) no setor de compras da empresa TRIP Linhas Aéreas S/A. Embora devessem auxiliar os administradores e outros usuários a tomar decisões mais acertadas, os sistemas de informações nem sempre alcançam esse objetivo por apresentarem deficiências e limitações. Considerando que a superação dessas deficiências e limitações demanda a avaliação do sistema utilizado, a presente monografia teve como problema de pesquisa verificar se o sistema de informações adotado pela TRIP Linhas Aéreas S/A fornece as informações necessárias e adequadas aos colaboradores da empresa, em especial ao setor de compras. Para tal, definiram-se como objetivos: identificar e descrever os procedimentos do setor de compras; identificar as informações necessárias para a operação e gestão do setor de compras; identificar as informações que atualmente estão disponíveis no sistema; analisar se as informações disponibilizadas pelo sistema correspondem às informações necessárias para os compradores; identificar possíveis limitações quanto à operação e utilização do sistema; e propor soluções para reduzir deficiências relacionadas à disponibilidade de informações aos compradores. Os dados foram coletados por meio dos documentos de trabalho, relatórios dos sistemas internos da empresa, pesquisa bibliográfica e questionário aplicado aos colaboradores de compras. Concluiu-se que o sistema RM não atende às necessidades informacionais dos usuários da empresa, devido à existência de várias deficiências (e.g., relatórios insuficientes e incompletos, não geração de gráficos, necessidade de redigitação, pouca flexibilidade e lentidão) e à falta de confiabilidade das informações geradas. Além de dar um retorno à empresa pesquisada, este trabalho contribui tanto para a familiarização do público geral com os sistemas de informações e os processos de compras de uma empresa quanto para o desenvolvimento de novos trabalhos com o intuito de avaliar sistemas de informações.
Abstract: This paper reports on a quantitative, explanatory study on the use of an information system at the Purchase Department of the Brazilian company TRIP Linhas Aéreas. Although information systems have been implemented in several companies as a means to support managers and other users decision making, they have not accomplished this objective to the maximum extent because of flaws and shortcomings. Assuming that assessments can solve this problem, this paper reports on a quantitative, explanatory study aiming to assess whether the information system used at the Brazilian airline company TRIP Linhas Aéreas provide the users with necessary and adequate information, especially in regards with the Purchase Sector. More precisely, the objectives were: to identify and describe the procedures of the Purchase Department; to identify the information needs for operation and management at the Purchase Department; to verify whether the information available in the system meet the buyers information needs; to identify possible shortcomings in the operation and use of the system; and to propose solutions to reduce flaws in the availability of information to the companys buyers. Building on work documents, reports from the companys internal systems, bibliographical research and a questionnaire answered by the employees at the Purchase Sector, the results show that the system used at TRIP Linhas Aéreas does not meed the users informational needs. Among the several shortcomings, such as insufficient and incomplete reports, no graph generation, retyping need, little flexibility and slowness, is the serious problem of informational unreliability. Besides giving the company a feedback about the information system, this study may help the general public understand some aspects of information systems and purchase processes at a company as well as support the development of other research approaching the asseassment of information systems.
Subject: Administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B6H3G
Issue Date: 30-Dec-2009
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mono___luiza_maria_longarai.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.