Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B7FY7
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Hudson Fernandes Amaralpt_BR
dc.creatorKarla Imaculada de Assispt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T06:45:34Z-
dc.date.available2019-08-13T06:45:34Z-
dc.date.issued2009-12-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B7FY7-
dc.description.resumoCom a diminuição em importância das indústrias, o setor de serviços tem ocupado, cada vez mais, lugar de destaque na economia, não só no Brasil, mas principalmente em países mais desenvolvidos. Esta ascensão do setor de serviços faz com que o setor seja cada vez mais competitivo, e com que as empresas tenham, cada vez mais, que se preocupar em prestar serviços de qualidade, com rapidez e baixo custo.O caso que será estudado neste Trabalho de Conclusão de Curso é o de uma empresa belohorizontina que presta serviços de pesquisa de opinião, a CP2 Consultoria, Pesquisa e Planejamento Ltda. É uma empresa que, por ter sido uma das pioneiras no setor em Belo Horizonte, não tinha grande preocupação com a competitividade. Por isso também não havia grande preocupação da empresa com a correta gestão dos custos, tanto pensando na gestão como ferramenta para reduzir os custos, como para aferir preço correto e justo ao serviço prestado. Dentro desta perspectiva, o estudo do caso da empresa buscou entender como os custos são alocados por pesquisa, mostrou que da maneira como é feita, as pesquisas realizadas no mês não pagam os custos fixos mensais da empresa. Por conseqüência, quando da precificação das pesquisas, a quantidade estimada que cada pesquisa pagará de custos fixos somada não paga os custos fixos da empresa. Com base no novo método de alocação de custos proposto será gerada uma média dos custos reais de acordo com o tipo de pesquisa prestado (metodologia, tamanho de amostra, público-alvo, tempo de realização etc.) e, através da manutenção de um arquivo permanente com estas médias de custos fixos reais, os preços cobrados pelas pesquisas serão mais justos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão Estratégicapt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.titleGestão de custos e precificação da CP2: consultoria, pesquisa e planejamento Ltda. Um estudo de casopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia.pdf351.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.