Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B8GDV
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ricardo Teixeira Veigapt_BR
dc.contributor.referee1Marcos Antonio Machadopt_BR
dc.creatorMarcos Breno Silva dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T04:50:44Z-
dc.date.available2019-08-14T04:50:44Z-
dc.date.issued2011-03-03pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B8GDV-
dc.description.resumoO propósito deste estudo foi investigar os fatores que são determinantes para a adesão às corridas de rua em Belo Horizonte e analisar diversas associações desses fatores, para fornecer subsídios relevantes referentes ao comportamento dos consumidores destes serviços. A amostra foi composta por 110 indivíduos, de ambos os gêneros, com idade igual ou superior a 15 anos, fisicamente ativos,praticantes de corrida de rua e que já tinham participado de, no mínimo, uma prova de corrida de rua. Para caracterização da amostra foram coletadas a faixa etária e gênero dos indivíduos. Foi realizada uma Pesquisa de Marketing através da aplicação de questionários nos quais os indivíduos julgaram seis fatores (Premiação; Local de realização; Valor das inscrições; Conhecimento prévio da prova; Kit de participação; e Associação da prova a grandes marcas) quanto ao grau de importância na escolha por uma prova de corrida. No questionário foram coletados dados referentes à influencia de amigos na escolha por uma prova e verificou-se a existência de metas esportivas relacionadas a desempenho. Os respondentes também se auto classificaram quanto ao nível de prática de atividade física segundo o Modelo Transteorético. O tratamento estatístico foi realizado através de análise quantitativa baseada em estatística descritiva utilizando o programa SPSS, versão 17. Os resultados apontaram que é pequena a importância atribuída ao prêmio e que os demais fatores têm importância similar. O local de realização da prova se mostrou aparentemente mais decisivo. Das diversas associações, destacou-se que não há diferenças significativas entre gêneros para os diversos fatores; que quanto mais velho(a) menos importância é atribuída à premiação como fator decisivo na escolha da corrida de rua; e que quanto maior a idade, maior o nível de atividade física regular comunicado pelo corredor(a). A análise dos resultados permite concluir que para a organização de um evento de corrida de rua de sucesso deve-se dar bastante atenção à escolha do local onde será realizada a prova e preocupar-se com um bom atendimento aos participantes nos pontos de apoio para que a provaseja bem vista e indicada em uma possível nova ocasião. Também não se devem estabelecer valores altos de inscrição.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão Estratégicapt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.titleFatores determinantes para a adesão às corridas de rua: um estudo do comportamento do consumidor de corridas em Belo Horizontept_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fatores_determinantes_para_a_ades_o__s_corridas_de_rua___mar.pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.