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dc.contributor.advisor1Victor Natanael S. Silveirapt_BR
dc.contributor.referee1Devanir Vieira Diaspt_BR
dc.creatorViviane Fernandes Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T20:55:06Z-
dc.date.available2019-08-09T20:55:06Z-
dc.date.issued2011-03-02pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B8GRR-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é investigar as práticas de recursos humanos de uma organização de saúde situada em Belo Horizonte e pesquisar se estas estão relacionadas com o nível de satisfação no trabalho dos funcionários e gestores. Alguns autores utilizados para fundamentar o tema sobre Administração de RH foram Vergara (2001), Albuquerque (2002) e Chiavenato (1999). Já para o tema Satisfação no Trabalho foram utilizadas as obras de autores como Robbins (2002), Rodrigues (2008), e Matos (1997). A metodologia deste estudo envolveu um survey/roteiro de pesquisa abordando 10 questões estruturadas, sendo cada questão composta por seis alternativas onde se mensura uma escala de cinco pontos, indo desde o Muito Insatisfeito até o Muito Satisfeito. A amostra da pesquisa foram 25 colaboradores, sendo 7 gestores e 18 funcionários de diversos setores da organização. Os dados coletados foram lançados em planilhas do Microsoft Excel. A partir daí utilizou-se a técnica da estatística descritiva para apresentar os dados do perfil da amostra pesquisada. Em seguida, realizou-se uma análise quantitativa para se verificar os resultados mais freqüentes em relação às práticas de RH utilizadas pela organização como, as condições de trabalho, a remuneração, desenvolvimento de capacidades, oportunidades de crescimento, benefícios, integração social, direitos, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, relevância e comunicação. Assim buscou-se descrever os resultados e fazer deduções para explicar a relação entre estas práticas de RH com o nível de satisfação dos funcionários no trabalho. Este estudo permitiu constatar que, existe relação entre as práticas de RH e o nível de satisfação dos colaboradores, o resultado aponta um elevado nível de insatisfação, ou seja 55% da amostra, em um total de 100%. Com os resultados obtidos, é recomendável que a organização reavalie suas práticas atuais e adotem práticas que valorizem o trabalhador, hoje concebido como parceiro, e assim, aumente o nível de satisfação no trabalho.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectAdministração de RHpt_BR
dc.subjectPráticas de recursos humanospt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.titleOs impactos das práticas de recursos humanos em uma organização de saúde: um estudo sobre o nível de satisfação no trabalhopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica

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