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metadata.dc.type: Dissertação de Mestrado
Title: O que faz uma psicologia social?: em estudo exploratório sobre os significados de intervenção na psicologia social brasileira
metadata.dc.creator: Leidiane Pereira Lopes
metadata.dc.contributor.advisor1: Adriano Roberto Afonso do Nascimento
metadata.dc.contributor.referee1: Miguel Mahfoud
metadata.dc.contributor.referee2: Francisco Teixeira Portugal
metadata.dc.contributor.referee3: Claudia Andrea Mayorga Borges
metadata.dc.description.resumo: Tema identificado como central desde as primeiras proposições abrapsianas, a intervenção tem se consolidado, na psicologia social do Brasil, como um campo bastante diversificado quanto aos seus objetivos, públicos-alvo e procedimentos. Entretanto, são poucas as fontes disponíveis que procuraram fornecer informações mais sistematizadas sobre a abrangência dessa diversidade e suas possíveis implicações para a área. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar o que foi considerado intervenção em 260 trabalhos completos publicados nos anais dos Encontros Nacionais da Associação Brasileira de Psicologia Social ABRAPSO realizados em 2007, 2009 e 2011. O critério de seleção para a composição do corpus foi a presença da palavra intervenção em, pelo menos, duas frases do relato. Dois procedimentos foram utilizados para o tratamento dos dados: Análise de Conteúdo e Análise Lexical (com o auxílio do software ALCESTE). A Análise de Conteúdo nos permitiu identificar as características mais gerais das atividades descritas, como tipo de trabalho, objetivos, alvo principal, espaços/locais e aspectos metodológicos. A Análise Lexical possibilitou a identificação de quatro classes de formas reduzidas, nomeadas como para quê intervir, onde intervir, como não intervir e formar para intervir. A discussão integrada dos resultados obtidos, considerando-se aspectos concernentes à história da psicologia social, permitiu-nos a construção de um conceito geral atribuído ao termo intervenção e utilizado no corpus, bem como um mapeamento inicial de características que possibilitaram compreender o conjunto de atividades relatadas a partir de critérios de manutenção e de diferenciação relativos às proposições iniciais da ABRAPSO.
Abstract: Theme identified as central since the first ABRAPSOs propositions, the intervention has been consolidating, in brazilian social psychology, in a field very diversified regarding its objectives, audience and procedures. However, there are few available sources that intended to offer more systematic information about this diversity comprehensiveness and its possible implications for the field. In this sense, the present research aimed to identify and analyze what was considered intervention in 260 complete academic works published in the annals of Brazilian Association of Social Psychology (ABRAPSO) National Meetings that happened in 2007, 2009, 2011. The criterion of selection for the corpus composition was the presence of the word intervention in, at least, two phrases along the report. Two procedures were used to data treatment: Content Analysis and Lexical Analysis (with the aid of ALCESTE software). The Content Analysis allowed us indentify the most generic features from the activities described, such as type of work, objectives, main target, spaces/locals and methodological aspects. The Lexical Analysis enabled the identification of four classes of reduced forms, named why intervene, where intervene, how not to intervene and ways to intervene. The integrated discussion of the achieved results, considering history aspects of social psychology, allowed our construction of a general concept assigned to the term intervention and used at the corpus, as well as an initial mapping of characteristics that enabled to comprehend the related activities set since maintenance and differentiation criteria related to the ABRAPSOs initial propositions.
metadata.dc.subject.other: Associação Brasileira de Psicologia Social
Psicologia social
Psicologia
metadata.dc.language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
metadata.dc.publisher.initials: UFMG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B8HA5
Issue Date: 26-Feb-2013
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