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dc.contributor.advisor1Ricardo Silveira Martinspt_BR
dc.contributor.referee1Marcelo Bronzo Ladeirapt_BR
dc.contributor.referee2Noel Torres Juniorpt_BR
dc.contributor.referee3Andrea Lago da Silvapt_BR
dc.creatorJoao Victor Rodrigues Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T07:24:04Z-
dc.date.available2019-08-10T07:24:04Z-
dc.date.issued2013-05-17pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B8JBJ-
dc.description.abstractThis study aims to elucidate the key performance attributes of the activity distribution logistics to retail in urban areas. The process of globalization has caused the densification of cities with most people leaving the countryside to live in an urban environment. In Brazil, as in many other countries, including the most developed, this change has not always been accompanied by planning can facilitate urban mobility. Congestion, pollution, inefficient cargo handling and decreased quality of life are consequences of lack of planning. Remedial measures are taken without have much effect practical. Regarding the logistics of distribution to the retail, logistics and supply chain management emerged as an attempt to solve or at least mitigate the impact of the deterioration in the performance of urban distribution in urban areas. The methodology is divided into two stages. First, interviews were conducted with 15 retailers, in order to draw a scene of urban logistics distribution in the city of Belo Horizonte, as well as their management, at which cards were applied stated preference, which result allowed validate and qualify the importance of performance attributes (cost, 28.45%; service, 27.92%; delivery, 21.76%; reliability, 18.47%, and flexibility, 3.40%) from the perspective of retail. The attribute has not been validated statistically. Validates Flexibility and defined the weights of each, the second step consisted in ranking and selection of performance indicators that comprise the proposed system. The method adopted was the application of a questionnaire to 15 experts in operations management and logistics indicators being defined level (20%) and level B (30%). Thus was formed the system of performance measurement with 11 indicators linked to attributes cost, delivery, service and reliability. After weighted by relative importance of each attribute, came to the proposed system. The use of performance measurement systems offers featured as the ability to measure and control the execution of activities. Thus, the practice of performance measurement provides the implementation of a continuous improvement cycle, being a source of competitive advantage. The strength of the work is the validation and relativize the importance of attributes to the own retail. Finalized the model suggests that this is pioneering, or even serve as a motivation for the development of an indicator for urban mobility that can be measured routinely to assist in the planning of enterprises and governments, as well as inflation.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo elucidar os principais atributos de desempenho da atividade logística de distribuição ao varejo em meio urbano. O processo de globalização provocou o adensamento das cidades, com a maioria da população saindo do campo para viver emambiente urbano. No Brasil, como em muitos outros países, inclusive nos mais desenvolvidos, essa mudança nem sempre veio acompanhada de planejamento capaz de viabilizar a mobilidade urbana. Congestionamento, poluição, ineficiência na movimentação de cargas equeda na qualidade de vida são consequências da falta de planejamento. Medidas paliativas são tomadas sem surtir muito efeito prático. Com relação à operação logística de distribuição ao varejo, a logística e a gestão da cadeia de suprimentos surgem como tentativa de solucionar ou, ao menos, atenuar os impactos da deterioração da mobilidade urbana no desempenho da distribuição em meio urbano. A metodologia se divide em duas etapas. Na primeira, foram realizadas entrevistas com 15 varejistas, de forma a traçar um cenário da logística de distribuição urbana na cidade de Belo Horizonte, bem como de sua gestão, oportunidade em que foram aplicados cartões de preferência declarada, cujo resultado permitiu validar e relativizar a importância dos atributos de desempenho (custo, 28,45%; atendimento, 27,92%;entrega, 21,76%;confiabilidade, 18,47%; e flexibilidade, 3,40%) a partir daperspectiva do varejo. O atributo Flexibilidade não foi validado estatisticamente.Validados e definidos os pesos de cada um, a segunda etapa consistiu no ranqueamento e na seleção dos indicadores de desempenho que comporão o sistema proposto. O método adotado foi a aplicação de questionário a 15 especialistas em gestão de operações e logística sendo definidos indicadores de nível A (20%) e de nível B (30%). Dessa forma, formou-se o sistema de mensuração do desempenho com 11 indicadores ligados aos atributos custo, entrega,atendimento e confiabilidade. Depois de ponderados pelo peso relativo de cada atributo, chegou-se ao sistema proposto. O uso de sistemas de medição de desempenho oferece como destaque a capacidade de medir e controlar a execução de atividades. Logo, a prática de medição de desempenho propicia a implantação de um ciclo de melhoria contínua, sendo uma fonte de vantagem competitiva. O ponto forte do trabalho está na validação e relativização da importância dos atributos perante o próprio varejo. Finalizado o modelo, sugere-se que este seja pioneiro ou, ainda, sirva de motivação para o desenvolvimento de um indicador de mobilidade urbana que possa ser mensurado rotineiramente para auxiliar no planejamento de empresas e governos, assim como os índices de inflação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectdesempenhopt_BR
dc.subjectLogística urbanapt_BR
dc.subjectGestão da distribuiçãopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectIndicador dept_BR
dc.subjectVarejo de alimentospt_BR
dc.subject.otherLogística empresarialpt_BR
dc.subject.other Comercio varejistapt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.other Abastecimento de alimentospt_BR
dc.titleMobilidade urbana e entregas ao varejo: proposta de modelo de desempenho da logística de distribuição físicapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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