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dc.contributor.advisor1Luiz Alberto Bertuccipt_BR
dc.contributor.referee1Bruno Perez Ferreirapt_BR
dc.creatorReginaldo Arlindo Cupertino da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T22:46:04Z-
dc.date.available2019-08-09T22:46:04Z-
dc.date.issued2012-08-31pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B9HXB-
dc.description.abstractThe Brazilian airline sector in recent decades has shown good results both in increasing the demand for air transportation of persons, and for transporting loads. This development was stimulated by the growth and diversification ofthe Brazilian economy, attracting new competitors, and consequently for the sector by creating a highly competitive environment where, increasingly, best results are demanded by stakeholders. In this context, the rationalization of expenditures has become a strong ally for businesses seeking to remain firm in the market. In this search for best results with respect to expenditures comes matrix management expenses, MME, a tool for building budgets streamlined which helps to keep organizations healthier - economically and financially - throughout the year. However, the MME is still little used, either by ignorance of the tool, is the great time required for its use. Therefore, this study aims to identity the contribution of matrix budget expenditure increase in EBITDA margin in a company of Brazilian air transportation sector, which also have had, historically, its EBITDA margin decreased, lost his position in the market tor its biggest competitor, no longer a business attractive to investors.pt_BR
dc.description.resumoO setor aéreo brasileiro tem apresentado nas últimas décadas um bom resultado, tanto pelo aumento da demanda pelo serviço de transporte aéreo de pessoas, quanto pelo transporte de cargas. Tal desenvolvimento foi estimulado pelo crescimento e diversificação da economia brasileira, atraindo novos concorrentes e, consequentemente, criando para o setor um ambiente de alta competitividade, onde, cada vez mais, melhores resultados são demandados pelos stakeholders. Diante desse contexto, a racionalização dos gastos tornou-se um forte aliado para as empresas que buscam manterem-se firmes no mercado. Nessa busca por melhores resultados com relação aos gastos surge o Gerenciamento Matricial de Despesas, GMD, uma ferramenta para construção de orçamentos racionalizados que contribui para manter as organizações mais saudáveis - econômica e financeiramente -, durante todo o ano. No entanto, o GMD é ainda pouco utilizado, seja pelo desconhecimento da ferramenta, seja pelo grande tempo necessário para sua utilização. Logo, esse estudo tem como objetivo identificar a contribuição do orçamento matricial de despesas no aumento da margem EBITDA em uma empresa do setor de transportes aéreo brasileiro, que além de ter tido, historicamente, sua margem EBITDA diminuída, perdeu sua posição de destaque no mercado para a sua maior concorrente, deixando de ser um negocio atraente aos olhos dos investidores.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMargem EBITDApt_BR
dc.subjectGerenciamento matricial de despesaspt_BR
dc.subjectEBITDApt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.titleO impacto proporcionado à margem EBITDA de uma empresa de transportes aéreos brasileira pela aplicabilidade do gerenciamento matricial de despesaspt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica

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