Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BEK9X
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Raquel Guimarães Soarespt_BR
dc.creatorVanessa de Oliveira da Costa Lyrapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T16:21:23Z-
dc.date.available2019-08-14T16:21:23Z-
dc.date.issued2011-07-31pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BEK9X-
dc.description.abstractComputerized workplaces at a customer service center control room are the main focus of this study. Using the Work Ergonomic Analysis methodology, the reasons for the mental fatigue of the control agents, caused by the utilization of both software and hardware, are determined. Some of the aspects detected include low levels of flexibility, compatibility and data sharing among the several programs used; software instability; and limitations of the available computer network. These factors demand high concentration levels from the agents which constitute the main reason for mental fatigue. It is implicitly shown throughout this study the discrepancy between theoretical and practical knowledge when computerized work situations are designed, and its impact on the agents wear and mental fatigue. The final recommendations are a series of actions concerning the interfaces and the work organization in order to improve the human-computer interactionpt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como foco situações de trabalho informatizadas na sala de controle de uma central de atendimento ao cliente. Por meio da metodologia de Análise Ergonômica do Trabalho procurou-se evidenciar e analisar as causas de desgaste e cansaço mental dos agentes que controlam a operação, relativas às exigências mentais face à utilização dos softwares e hardwares. Chegou-se a um diagnóstico de que o baixo grau de interoperabilidade entre os softwares utilizados, seu baixo grau de flexibilidade, sua indisponibilidade e instabilidade, e a limitada interligação entre redes de computadores poderia levar à ocorrência de um fator determinante do desgaste e cansaço mental no trabalho: a exigência de um alto grau do nível de atenção e concentração dos agentes. Pretendeu-se mostrar ao longo das etapas da construção deste estudo, de forma subjacente, a distância entre o saber teórico e o saber prático na concepção de situações de trabalho informatizadas, e sua relação com o desgaste e cansaço mental. As recomendações que vêm ao final buscam o aprimoramento da interação humano-computador, por meio de ajustes interfaciais e organizacionaispt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrganização do trabalhopt_BR
dc.subjectSituação de trabalho informatizadapt_BR
dc.subjectAnálise ergonômica do trabalhopt_BR
dc.subjectSoftwarespt_BR
dc.subjectErgonomia informáticapt_BR
dc.subjectHardwarespt_BR
dc.subjectInteração humano-computadorpt_BR
dc.subject.otherInteração homem-máquinapt_BR
dc.subject.otherErgonomiapt_BR
dc.subject.otherSoftwarept_BR
dc.subject.otherHardwarept_BR
dc.subject.otherEngenharia de produçãopt_BR
dc.titleOs bastidores de uma central de atendimento e suas interfaces: a distância entre o saber teórico e o saber prático na concepção de situações de trabalho informatizadaspt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ergonomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_vanessa_lyra_ergonomia_nov_11.pdf912.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.