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Type: Monografias de Especialização
Title: Interferência da organização sobre a higienização de material cirúrgico em setor de recepção e limpeza da central de material esterilizado de um hospital
Authors: Nayara Cristina Vitorino de Souza
First Advisor: Airton Marinho da Silva
Abstract: A maior necessidade do hospital com a Central de Material esterilizado (CME) é a limpeza completa dos materiais, para garantir que eles estejam livres de qualquer resíduo capaz de comprometer a qualidade da esterilização necessária no serviço hospitalar. Objetivo: Observar a execução das tarefas, entendendo as dificuldades e limitações do trabalho das atendentes de enfermagem que pudessem comprometer a higienização satisfatória dos objetos processados no setor de expurgo. Metodologia: O método utilizado foi o de Análise Ergonômica do Trabalho proposto por Guérin et al (2001), observando diretamente o trabalho do pessoal do setor por períodos variáveis durante onze meses, colhendo as impressões e informações dos próprios trabalhadores e de suas chefias sobre suas tarefas. Resultados: Com base na observação sistemática das situações de trabalho encontramos situações que podem comprometer a higienização satisfatória dos objetos, gerando o risco de perda da qualidade de limpeza, situação potencialmente danosa à saúde dos usuários e à reputação do hospital. Por exemplo, múltiplas tarefas são executadas rotineiramente por duas trabalhadoras, sendo a jornada, apesar de longa e cansativa, insuficiente para conseguir realizar todas elas. Está a cargo das atendentes receber o material de todas as unidades que se utilizam de seus serviços e realizar o procedimento de limpeza necessário, buscar café na cozinha para todos os trabalhadores do CME e bloco cirúrgico, levar os pacientes que saem do bloco cirúrgico para o leito em uma das clínicas e auxiliar médicos em pequenos procedimentos. Pode-se observar que em uma jornada de 12 horas de cada trabalhadora são gastos aproximadamente 26% do tempo para executar as tarefas que não são diretamente relacionadas com a atividade de lavar e secar material oriundo do bloco cirúrgico. Para lavar e secar o material oriundo do bloco cirúrgico são utilizados 11% do tempo e para executar as demais tarefas são gastos 63%. Além das questões organizacionais, encontramos também situações de constrangimentos espaciais, o que leva a dificuldades em respeitar o fluxo unidirecional necessário para a boa qualidade do processo de limpeza. Conclusão: Foi possível observar que há situações relacionadas à organização do trabalho que podem comprometer a higienização satisfatória dos objetos, gerando o risco de perda da qualidade de limpeza, situação potencialmente danosa à saúde dos usuários e à reputação do hospital
Abstract: Cleaning surgical material after use is a first need in hospitals, to ensure it is free from any residues that can affect the quality of its sterilization. Objective: Observe and analyse the execution of tasks in a sector of cleaning and sterilization of an hospital trying to understand the difficulties to accomplish the goals of quality in cleaning surgical instruments. Methodology: Works Ergonomic Analysis proposed by Guerin et al (2001), involving directly observation of persons in action, during eleven months, gathering information from the workers and their supervisors about their tasks. Results: It was observed that there are situations related to work organization that can compromise the satisfactory cleaning of instruments, creating risks of loss of cleaning quality, potentially affecting the health of hospital inpatients, and the reputation of the hospital. For example, multiple tasks are performed routinely by two workers. Time schedule is not enough to accomplish all tasks, even the journey is long and tiring. Some functions of the attendants are receive the material from all units that use their services and perform cleaning procedures, as required, and, additionally, take patients that leave surgical room to their rooms in one of the various clinics. Also, assist doctors in minor procedures such as exams of laparoscopy and biopsies. It was observed that in a journey of twelve hours each worker uses about 26% of the time to perform tasks that are not directly related to the activity of washing and drying material coming from the surgical room. Only 11% of the journey is effectively used to wash and dry used surgical instruments. Besides of organizational issues, we also found situations of spatial constraints, which lead to difficulties in accomplishing the necessary unidirectional flow needed for good quality of the cleaning process.Conclusion: It was observed that there are situations related to work organization that need to be changed. Today situation can compromise satisfactory cleaning of used surgical material generating risks of loss of quality, potentially damaging the health of users and hospitals reputation
Subject: Saúde e trabalho
Ergonomia
Engenharia de produção
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BGJAA
Issue Date: 9-Jul-2011
Appears in Collections:Especialização em Ergonomia

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