Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BWGNJ
Type: Monografias de Especialização
Title: Estudo de usuário: necessidades informacionais de empresas contratantes de pesquisas de mercado
Authors: Maria Carolina Cunha Netto
First Advisor: Frederico Cesar Mafra Pereira
Abstract: Este trabalho teve como objetivo principal entender o motivo de empresas de vários segmentos utilizarem as pesquisas de mercado como fonte de informação para seus negócios, tentando estabelecer uma comparação entre o que estas buscam ao solicitar uma pesquisa e o uso efetivo das informações recebidas. Com base em um modelo teórico, foi criado um roteiro para realização de entrevistas com clientes de institutos de pesquisa de Belo Horizonte, contratantes de pesquisa de mercado nos últimos três anos. Em seguida foi feita uma análise qualitativa dos dados. Os resultados são apresentados para cada empresa entrevistada e mostram a aplicabilidade do modelo. Foram identificados, no processo de busca da informação, as necessidades informacionais, as lacunas ou gaps de informação e o efetivo uso da informação nos seus respectivos contextos organizacionais.
Subject: Pesquisa de mercado Estudo de usuários  
Pesquisa de mercado Fontes de informação  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BWGNJ
Issue Date: 28-Jun-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografiagei_mccn.pdf730.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.