Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BWGNJ
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Estudo de usuário: necessidades informacionais de empresas contratantes de pesquisas de mercado
Autor(es): Maria Carolina Cunha Netto
Primeiro Orientador: Frederico Cesar Mafra Pereira
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal entender o motivo de empresas de vários segmentos utilizarem as pesquisas de mercado como fonte de informação para seus negócios, tentando estabelecer uma comparação entre o que estas buscam ao solicitar uma pesquisa e o uso efetivo das informações recebidas. Com base em um modelo teórico, foi criado um roteiro para realização de entrevistas com clientes de institutos de pesquisa de Belo Horizonte, contratantes de pesquisa de mercado nos últimos três anos. Em seguida foi feita uma análise qualitativa dos dados. Os resultados são apresentados para cada empresa entrevistada e mostram a aplicabilidade do modelo. Foram identificados, no processo de busca da informação, as necessidades informacionais, as lacunas ou gaps de informação e o efetivo uso da informação nos seus respectivos contextos organizacionais.
Assunto: Pesquisa de mercado Estudo de usuários  
Pesquisa de mercado Fontes de informação  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BWGNJ
Data do documento: 28-Jun-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografiagei_mccn.pdf730.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.