Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C3JVW
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Juliana Gurgel Giannetti | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Laura Maria de Lima Belizario Facury Lasmar | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Luciana Mendonça Alves | pt_BR |
dc.creator | Claudia Machado Siqueira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T20:18:49Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T20:18:49Z | - |
dc.date.issued | 2011-04-27 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C3JVW | - |
dc.description.resumo | Nesta dissertação, aborda-se um tema atual e de extrema importância: o mau desempenho escolar. A pesquisa avaliou 40 crianças de ambos os gêneros com mau desempenho escolar, na percepção do professor em escola pública e particular, entre 7 a 11 anos, em Caratinga - MG. Realizou-se um perfil da amostra por meio de anamnese dirigida, exame clínico-neurológico, exame neurológico tradicional e evolutivo, e bateria neuropsicológica. A bateria neuropsicológica constou de questionário semiestruturado para diagnóstico de TDA/H, Escala de Inteligência Wechsler para crianças 3ª edição (WISC-III), teste visomotor gestáltico de Bender, desenho da figura humana (DFH) e teste neuropsicológico Luria-Nebraska adaptado (TNLN-C). Com base nas características gerais da amostra, apurou-se predomínio do gênero masculino (80%) e encontrou-se a mediana de idade de 9,70 + 2,9. Entre as crianças avaliadas, 55% frequentavam escola particular e 45% escola pública, sendo que 47,5% preencheram os critérios para TDA/H. Na avaliação intelectual, a maioria das crianças apresentou potencial para aprendizagem escolar, sendo 5% diagnosticada com retardo mental. Na avaliação de domínios específicos de aprendizagem, 75% apresentaram defasagem em leitura, 85% em escrita e 87,5% nas operações matemáticas. A percepção do desempenho escolar pelos professores foi adequada. A pesquisa foi avaliada em dois enfoques: 1°) grupo de escola pública e particular; 2°) grupo TDA/H e não TDA/H. A comparação entre os grupos de escola, na escola pública foram encontrados resultados inferiores em toda a bateria neuropsicológica realizada. Houve diferenças estatísticas significativas na avaliação do WISC-III (quociente de inteligência total, verbal, de execução, compreensão verbal, organização perceptual e velocidade de processamento) e do TNLN-C (leitura, escrita). Na comparação entre grupo TDA/H e não TDA/H, o primeiro obteve resultados inferiores com diferença estatística significativa nos resultados do WISC-III no quociente de inteligência total e compreensão verbal. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciências da Saúde Saúde Criança e Adolescente | pt_BR |
dc.subject.other | Transtornos de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Logro | pt_BR |
dc.subject.other | Motivação | pt_BR |
dc.subject.other | Baixo rendimento escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Criança | pt_BR |
dc.subject.other | Escolaridade | pt_BR |
dc.title | Avaliação neurológica e neuropsicológica de crianças com mau desempenho escolar em escola pública e particular | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
cl_udia_machado_siqueira_disserta__o_2011.pdf | 1.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.