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dc.contributor.advisor1Juliana Gurgel Giannettipt_BR
dc.contributor.referee1Laura Maria de Lima Belizario Facury Lasmarpt_BR
dc.contributor.referee2Luciana Mendonça Alvespt_BR
dc.creatorClaudia Machado Siqueirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T20:18:49Z-
dc.date.available2019-08-14T20:18:49Z-
dc.date.issued2011-04-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C3JVW-
dc.description.resumoNesta dissertação, aborda-se um tema atual e de extrema importância: o mau desempenho escolar. A pesquisa avaliou 40 crianças de ambos os gêneros com mau desempenho escolar, na percepção do professor em escola pública e particular, entre 7 a 11 anos, em Caratinga - MG. Realizou-se um perfil da amostra por meio de anamnese dirigida, exame clínico-neurológico, exame neurológico tradicional e evolutivo, e bateria neuropsicológica. A bateria neuropsicológica constou de questionário semiestruturado para diagnóstico de TDA/H, Escala de Inteligência Wechsler para crianças 3ª edição (WISC-III), teste visomotor gestáltico de Bender, desenho da figura humana (DFH) e teste neuropsicológico Luria-Nebraska adaptado (TNLN-C). Com base nas características gerais da amostra, apurou-se predomínio do gênero masculino (80%) e encontrou-se a mediana de idade de 9,70 + 2,9. Entre as crianças avaliadas, 55% frequentavam escola particular e 45% escola pública, sendo que 47,5% preencheram os critérios para TDA/H. Na avaliação intelectual, a maioria das crianças apresentou potencial para aprendizagem escolar, sendo 5% diagnosticada com retardo mental. Na avaliação de domínios específicos de aprendizagem, 75% apresentaram defasagem em leitura, 85% em escrita e 87,5% nas operações matemáticas. A percepção do desempenho escolar pelos professores foi adequada. A pesquisa foi avaliada em dois enfoques: 1°) grupo de escola pública e particular; 2°) grupo TDA/H e não TDA/H. A comparação entre os grupos de escola, na escola pública foram encontrados resultados inferiores em toda a bateria neuropsicológica realizada. Houve diferenças estatísticas significativas na avaliação do WISC-III (quociente de inteligência total, verbal, de execução, compreensão verbal, organização perceptual e velocidade de processamento) e do TNLN-C (leitura, escrita). Na comparação entre grupo TDA/H e não TDA/H, o primeiro obteve resultados inferiores com diferença estatística significativa nos resultados do WISC-III no quociente de inteligência total e compreensão verbal.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências da Saúde Saúde Criança e Adolescentept_BR
dc.subject.otherTranstornos de aprendizagempt_BR
dc.subject.otherLogro pt_BR
dc.subject.otherMotivaçãopt_BR
dc.subject.otherBaixo rendimento escolarpt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherCriançapt_BR
dc.subject.otherEscolaridadept_BR
dc.titleAvaliação neurológica e neuropsicológica de crianças com mau desempenho escolar em escola pública e particularpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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