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Tipo: Monografias de Especialização
Título: A otimização de gestão dos recursos USIMINAS segundo modelo computacional
Autor(es): Rodrigo Daibert Ravaiane
primer Tutor: Roberto da Costa Quinino
Resumen: Este trabalho irá investigar o efeito da geração de estoques intermediários na cadeia logística de longo curso do Sistema Usiminas. Tal estudo será realizado segundo os indicadores principais da Teoria das Restrições TOC (Lucro, Despesa Operacional e Inventário). A Usiminas é uma empresa do setor siderúrgico e possui como atividade principal a produção e comercialização de aços planos laminados a quente e a frio, destinados a empresas do setor de bens de capital, bens de consumo e linha automotiva. A principal estratégia de comercialização está diretamente ligada à minimização da geração de estoques intermediários, em virtude da capacidade operacional das estruturas dos centros de distribuição e da malha rodoviária e ferroviária disponível nos eixos principais (Cubatão e Ipatinga) das unidades produtivas e de acabamento do aço e na minimização dos custos crescentes, relacionados principalmente ao custo de manutenção destes estoques. Devido às variações de rotas e de demanda com mix de produtos variado, mensalmente, os recursos gargalos do Sistema Usiminas não são fixos, ou seja, dependem da configuração da produção em conseqüência do mix de produtos provenientes da demanda. Dessa forma, modulou-se um sistema computacional em que os recursos podem se tornar gargalos em função do plano de produção. Os recursos ocupados 100% são freqüentemente considerados gargalos potenciais. O presente trabalho descreve de forma geral o processo de implantação do SAP-APO® na Usiminas, a estratégia de transferência de conhecimento adotada, as atividades mais relevantes para manutenção de evolução do sistema e destaca as atividades de reestruturação e mudança na forma de planejamento. Uma visão sobre a importância de sistemas analistas no ambiente de planejamento estratégico corporativo é ressaltada na revisão bibliográfica. O processo do planejamento integrado é descrito pelo planejamento de demanda, planejamento da produção e planejamento logístico, finalizando com os resultados alcançados e as atividades futuras de desenvolvimento, ajustes e melhorias.
Asunto: Logística
Engenharia de transportes
Estratégia
Demanda (Teoria econômica)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C4GEQ
Fecha del documento: 7-dic-2010
Aparece en las colecciones:Especialização em Logística Estratégica e Sist. Transp.

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