Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C4JD4
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Luiz Roberto Pinto Nazario | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ernesto Anibal Ruiz | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Guilherme Bryan | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Rafael de Luna Freire | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Ana Lucia Menezes de Andrade | pt_BR |
dc.creator | Marcelo Enrique Lopez da Cunha Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T18:10:39Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T18:10:39Z | - |
dc.date.issued | 2013-01-28 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C4JD4 | - |
dc.description.abstract | The audiovisual succeeded throughout its history at giving tools to amateurs so they could experience the production of content, either to record ones life or in the making of movies. However, the very nature of film as mass media, and the proliferation and virtualization of formats and democratization of content production tools provided by the digital revolution masked even more the problems of the frailty of audiovisualsupport. It is understood by layers (or stages) the participation of the modern individual with the audiovisual medium: the collector, who keeps the productions so that they can come to future generations; and the prosumor, consumer and content producer, a new and asleep element of the conceptual point of view. This study follows the history of audiovisual media for domestic consumption and tries to understand the prosumor as an agent in the process of safeguarding the audiovisual memory. | pt_BR |
dc.description.resumo | O audiovisual logrou ao longo de sua história dar ferramentas ao amador para que ele pudesse experimentar a produção de conteúdo, seja para registrar sua vida ou realizar seu filme. Porém, a própria natureza do filme enquanto mídia de massa, a multiplicação e virtualização dos formatos e a democratização das ferramentas deprodução de conteúdos propiciada pela chamada revolução digital camuflaram ainda mais os problemas da efemeridade do suporte audiovisual. Entende-se por camadas (ou estágios) a participação do indivíduo contemporâneo na relação com o meio audiovisual: o colecionador, que guarda as produções para que cheguem às geraçõesfuturas; e o prossumidor, consumidor e produtor de conteúdo, elemento novo e adormecido do ponto de vista conceitual. O estudo acompanha a evolução histórica da mídia audiovisual de consumo doméstico e tenta entender o prossumidor como agente no processo de salvaguarda da memória audiovisual. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História do audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Virtualidade | pt_BR |
dc.subject | Restauração | pt_BR |
dc.subject | Prossumidor | pt_BR |
dc.subject | Mídia e multimídia | pt_BR |
dc.subject | Obsolescência planejada | pt_BR |
dc.subject | Novas mídias | pt_BR |
dc.subject | Digitalização | pt_BR |
dc.subject | Audiovisual | pt_BR |
dc.subject | audiovisuais | pt_BR |
dc.subject | Preservação | pt_BR |
dc.subject | Nostalgia | pt_BR |
dc.subject | Pocket Medias | pt_BR |
dc.subject | Memória audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Suportes | pt_BR |
dc.subject | Mercado audiovisual doméstico | pt_BR |
dc.subject | Web 20 | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Vídeo | pt_BR |
dc.subject.other | Materiais audiovisuais | pt_BR |
dc.subject.other | Multimeios | pt_BR |
dc.subject.other | Materiais audiovisuais Conservação | pt_BR |
dc.subject.other | Comunicação audiovisual | pt_BR |
dc.subject.other | Cinema | pt_BR |
dc.subject.other | Multimídia (Arte) | pt_BR |
dc.title | Prossumidores nostálgicos: reflexões sobre a obsolescência das mídias audiovisuais | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese_final_web.pdf | 9.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.