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Type: Monografias de Especialização
Title: Desenvolvimento de modelos dinâmicos para sistemas de acionamentos baseados em máquinas de indução duplamente excitadas
Authors: Guilherme de Miranda Sa Lopes
First Advisor: Sidelmo Magalhaes Silva
First Referee: Igor Amariz Pires
Abstract: A necessidade cada vez maior de explorar recursos tem proporcionado consider áveis investimentos no setor industrial de forma que grandes empreendimentos sejam implantados em diferentes segmentos.O desenvolvimento destas atividades traz consigo a necessidade da realização de estudos que busquem empregar as melhores técnicas, visando sempre um custo benefício sólido, de forma que o empreendimento atinja resultados altamente ecientes.O controle de velocidade de máquinas c.a possui uma extensa aplicação prática em vários setores da indústria e o seu desenvolvimento está relacionado com a evolução da eletrônica de potência. A máquina de indução com dupla alimentação (MIDA) com controle de velocidade por meio da inserção de reostato no circuito rotórico é um dos métodos de controle de velocidade mais antigos utilizados na indústria.A MIDA é uma boa alternativa para aplicações onde é requerido o controle de velocidade em uma faixa limitada de operação porque a potência do circuito rotórico (potência de escorregamento) é somente uma fração da potência da má- quina, o que possibilita utilizar conversores com menor potência. Esse tipo de aplicação pode ser implementada em acionamento de alta capacidade para sistemas de ventilação e bombas, turbinas eólicas de velocidade variável, geradores hídricos de velocidade variável entre outros.Diante deste fato, este trabalho visa desenvolver modelos computacionais para simular o comportamento de máquinas de indução duplamente excitadas para ns de estudos dinâmicos, sintonia de controladores e técnicas de acionamento. A simulação de modelos é de fundamental importância para uma melhor análise e entendimento do comportamento dos sistemas a serem desenvolvidos, além de ser uma ferramenta para estudos.Inicialmente, o desenvolvimento de um estudo teórico a respeito da MIDA tem como objetivo fornecer um embasamento a respeito dos importantes conceitos relacionados a esta. São apresentados modelos de técnicas de acionamento de máquinas de indução duplamente alimentada, sendo eles o modelo de Kramer, Scherbius, o com cicloconversor e com inversor de frequência. Por m, uma análise comparativa entre os modelos é feita ao realizar a implementação dos mesmos em ambiente Matlab/Simulink.
Abstract: The growing necessity to use resouces has provided considerable investments in the industrial sector, so that large enterprises are implemented in different segments.The development of these activities brings the necessity to make studies in order to apply the best technique, always seeking a solid cost-effective. Doing that the enterprise has a great chance to achieve ecient results.The AC machine speed control has in many industrial sectors an extensive practical application and its development is linked with the power electronic evolution. One of the earlier machine speed control method is the insertion of rheostat in the doubly fed induction machine (DFIM) rotor circuit.The DFIM is a good alternative for application where the speed control with a limited operation range is required. This is because the rotor circuit power (slip power) is only a fraction of the machine power and it makes possible to use converters that use less power. Such application can be implemented in highcapacity ventilation drive and pumps, wind turbines, generators, among others.The model simulations have a fundamental importance to provide a better analysis and behavior understanding of the developed systems. Due to this fact, this study aims to develop dynamic models to simulate the doubly fed induction machines.Initially, the development of a theoretical study about DFIM aims to provide important concepts related to this. Given this fact, doubly fed induction machines drives models, were presented, among them static Kramer drive, Scherbius, with cycloconverter and with variable frequency drive. Faced with all this information the implementation of the models was performed.
Subject: Engenharia elétrica
Automação industrial
Energia elétrica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C9GUD
Issue Date: 26-Sep-2012
Appears in Collections:Especialização em Automação Industrial

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