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dc.contributor.advisor1Joao Antonio de Vasconcelospt_BR
dc.contributor.referee1Ricardo Luiz da Silva Adrianopt_BR
dc.creatorLucas Dal-rios Nevespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T11:59:48Z-
dc.date.available2019-08-12T11:59:48Z-
dc.date.issued2012-07-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CAFGH-
dc.description.abstractThe sprinkler system of polymer is a system designed to sealing the loading of wagons that carry material with low particle size. This system avoids the dispersion of particles on the banks of the railroad, reduces pollution and reduces the loss of material. The sealing is performed by spraying a polymer solution and the system should be able to maintain the dispersed particles levels within acceptable limits. The most of the process cost is attributed to the high value of the polymer. Thus, the variation of polymer concentration and the variation of other conditions - weather, travel speed, flow, among others - can be economically viable, and the cost of process operation can be optimized if there is a model that describes the consumption of polymer in the system. In this context, the objective of this study is to obtain a mathematical model that describes the cost function for the Sprinkler System of MRS Logística, located in Barra Mansa RJ. This work begins with a description of the system for mathematical modeling. Optimization techniques are applied to find the optimal points of operation from the model that describes the cost function and constraints for the system operation. Finally, it discussed the efficiency of the model and the benefits found in its use.pt_BR
dc.description.resumoO sistema aspersor de polímeros é um sistema empregado na impermeabilização do carregamento de vagões que transportam materiais com baixa granulometria, de forma a evitar a dispersão de partículas nas margens da ferrovia, diminuindo a poluição e também a perda de carga. A impermeabilização é realizada por meio da aspersão de uma solução de polímero em água. O sistema deve ser capaz de manter os níveis de dispersão de partículas ao longo do percurso da composição dentro dos limites aceitáveis. A maior parte do custo do processo é atribuída ao alto valor do aglomerante utilizado. Desta forma, fica claro que a variação da concentração de aglomerante, a qual depende de fatores exógenos, como condições climáticas, velocidade de deslocamento da composição de vagões, dentre outras, pode trazer benefícios econômicos, e que a partir da obtenção de um modelo matemático que descreva o consumo de polímero no sistema é possível minimizar o custo de operação do processo. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é minimizar o custo desta operação, cujo modelo matemático foi desenvolvido para o Sistema Aspersor de Vagões do Pátio P2-14 da MRS Logística, em Barra Mansa-RJ. Inicialmente é feita a descrição do sistema para a sua modelagem matemática. Após a obtenção do modelo que descreve a função custo e as restrições de operação para o sistema, técnicas de otimização são aplicadas na busca de soluções ótimas de operação que atendam ao modelo encontrado. Por fim, os resultados são analisados quanto à eficiência do modelo encontrado e os benefícios na sua utilização.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutomação industrialpt_BR
dc.subject.otherEngenharia elétricapt_BR
dc.subject.otherAutomação industrialpt_BR
dc.titleMinimização de custos de um sistema aspersor de polímeros em vagõespt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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