Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CAHEQ
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Acessibilidade e acesso dos usuários da zona rural aos serviços do saúde das equipes de saúde da família do nunicípio de Pintópolis-MG: uma proposta de intervenção
Autor(es): Daniele Mariangela Prates e Oliveira
Primeiro Orientador: João Paulo Aché de Freitas Filho
Primeiro membro da banca : Matilde Meire Miranda Cadete
Resumo: Este trabalho propõe um plano de intervenção para garantir a acessibilidade e o acesso dos usuários residentes no meio rural aos serviços de saúde das equipes de saúde da família do município de Pintópolis MG. A proposta de elaborar o plano de intervenção surgiu a partir do levantamento de necessidades realizado pela autora, durante o Diagnóstico Situacional desenvolvido no Módulo 3: Planejamento e avaliação das ações de saúde, da Unidade Didática I do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família da UFMG, onde a dificuldade de acesso dos usuários residentes nas localidades rurais do município se apresentou como problema relevante. Foi feita uma revisão bibliográfica em torno do tema e um levantamento de dados secundários como forma de embasar a elaboração do plano de intervenção que consta de propostas de ações apresentadas e discutidas com o gestor municipal de saúde, as equipes de saúde da família e o Conselho Municipal de Saúde, de onde conclui-se que este plano é necessário e possível de ser desenvolvido, como forma de fortalecer a atenção primária à saúde do município.
Abstract: This paper proposes an action plan to ensure availability and access for users living in the rural health services health teams from the city of Pintópolis - MG. The proposal to develop the plan of action emerged from the needs assessment conducted by the author during the Diagnosis developed in Module 3: Planning and evaluation of health programs, the Curriculum Unit I of the Specialization Course in Primary Health Care Family UFMG, where the difficulty of access for users living in rural localities of the city presented a significant problem. We conducted a literature review on the subject and a survey of secondary data as a way of sustaining the development of the contingency plan contained proposals for action presented and discussed with the manager of public health, teams Family Health and the Municipal Health Council, where it is concluded that this plan is necessary and possible to be developed as a way to strengthen primary health care in the city.
Assunto: Estratégia Saúde da Familía
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CAHEQ
Data do documento: 8-Nov-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_daniele_prates.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.