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dc.contributor.advisor1Flavia Sampaio Latini Gomespt_BR
dc.contributor.referee1Maria Jose Cabral Grillopt_BR
dc.creatorJosiane Lília de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T06:33:50Z-
dc.date.available2019-08-12T06:33:50Z-
dc.date.issued2010-02-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CDHUC-
dc.description.abstractPrenatal care is the main form of prior knowledge of the maternal and childbirth care to prevent and detect possible changes of pregnancy as well as treat them so early, reducing damage and losses to the mother and fetus. This study aimed to make an approach to the perception of women in relation to educational work developed by the Nurse Unit during the prenatal period. This is a descriptive study with a qualitative approach in which they interviewed six women who have in the Family Health Program (PSF) of a municipality in southern Minas Gerais. As a methodological framework to guide this study was adopted to Bardin's Content Analysis and Theory as a theoretical framework of the Practice of Interpersonal Relationship Therapy Hidegard E. Peplau. Data were collected in August 2009 in the PSF Nazareno - MG. After analyzing the results were established four categories: guiding clearly the mother regarding the care, earning the trust of the pregnant woman, diagnosing pregnancy care and commitment to the professional. The importance of customer service and relationship through quality service performed by this professional has proven crucial tool for Primary Care of the Family.pt_BR
dc.description.resumoO pré-natal é a principal forma de conhecimento prévio materno ao parto e ao puerpério que possibilita prevenir e detectar alterações da gestação como também tratá-las de modo precoce, diminuindo danos e perdas à mãe e ao feto. Este estudo teve como objetivo fazer uma aproximação à percepção das mulheres em relação ao trabalho educativo desenvolvido pela enfermeira da Unidade durante o pré-natal. Trata-se de um estudo de caráter descritivo com abordagem qualitativa no qual foram entrevistadas seis gestantes que têm como referência o Programa Saúde da Família (PSF) de um município do sul de Minas Gerais. Como referencial metodológico para nortear este estudo foi adotado a Análise de Conteúdo de Bardin e como referencial teórico a Teoria da Prática de Relação Interpessoal Terapêutica de Hidegard E. Peplau. Os dados foram coletados no mês de agosto de 2009 no PSF do município de Nazareno MG. Após a análise dos resultados foram estabelecidas quatro categorias: orientando claramente a futura mãe quanto aos cuidados, conquistando a confiança da gestante, diagnosticando a gravidez e atendimento com compromisso do profissional. A importância do atendimento e vínculo por meio de um atendimento de qualidade realizado por este profissional mostra-se fundamental instrumento para a Atenção Básica à Saúde da Família.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectPrograma saúde da famíliapt_BR
dc.subjectPré-natalpt_BR
dc.subject.otherAtenção primária à saúdept_BR
dc.titleA visão de gestantes sobre as ações educativas do enfermeiro: uma breve aproximaçõapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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