Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CKK3X
Type: Monografias de Especialização
Title: Educação em saúde da mulher: integralidade e empoderamento
Authors: Veronica Pedersane Nunes de Castro
First Advisor: Ana Maria Chagas Sette Camara
Abstract: Introdução: A Atenção à Saúde da Mulher é um dos pilares da proposta da Secretaria de Saúde de Prefeitura de Belo Horizonte, sendo o Programa Integral de Assistência à Saúde da Mulher um novo modelo de abordagem assistencial às mulheres em todas as fases de sua vida. Desenvolve as ações de promoção à saúde e prevenção de doenças, e a prevenção do colo de útero e mama. Neste contexto, a educação em saúde surge como estratégia para promover saúde e prevenção primária e secundária de tais doenças nas mulheres. Objetivo: Revisar a literatura de educação em saúde e fazer um relato de prática de uma experiência de educação em saúde no contexto da Saúde da Mulher: Prevenção e detecção precoce do Câncer de Colo de Útero e Mama. Método: Foi realizada a apreciação da literatura e a busca foi realizada em bases de dados eletrônicas Medline, SciELO, no período entre novembro até abril de 2010. Os descritores educação em saúde, promoção de saúde, relato de experiência, foram combinados nas estratégias de busca e os termos correspondentes em inglês. Ao mesmo tempo foi realizado o Diagnóstico Situacional do Centro de Saúde Vila Cemig, no que tange a saúde da Mulher. A partir disso foi proposto um trabalho de educação em saúde para a população feminina usuária do serviço. Resultados: Observou-se que, no CS Vila Cemig não haviam grupos sistematizados para atender a essa parcela da população feminina, as orientações e agendamentos eram individualizados, restritos aos momentos das consultas de enfermagem e aos acolhimentos principalmente. Foi proposto um grupo de educação em saúde conduzido pelo enfermeiro da equipe, e com um único encontro mensal. A partir da revisão da literatura, optou-se pela metodologia roda de conversa, com o tema prevenção do câncer de colo de útero e mama para as mulheres com vida sexual ativa, o autocuidado e a importância do exame citopatológico e exame clínico das mamas. Conclusão: A educação em saúde, realizada em rodas de conversa estimulou o auto-exame das mamas, a inserção do exame clínico das mamas das mulheres durante as consultas de enfermagem e o exame de prevenção de coleta de citopatológico. As mulheres relataram ações voltadas ao auto-cuidado e autonomia em saúde. A atividade também estabeleceu o vínculo das mulheres com o serviço. Acredita-se, portanto, que a implantação da educação em saúde, em especial em rodas de conversa, na rotina de trabalho da equipe de saúde contribui significativamente para a promoção da saúde da mulher e mudança de postura dos profissionais da atenção básica junto à população feminina.
Abstract: Introduction: Attention to Women's Health is a pillar of the proposal of Belo Horizonte Health's Department, and the Program of Integral Assistance to Women's Health a new model of approach care to women at all stages of their life. Develops actions of health promotion, disease prevention, and prevention of cervix and breast cancer. In this context, health education emerges as a strategy to promote primary and secondary health prevention of such disease in women. Objective: Review the literature on health education and give an account of practical experience of health education in context of the Woman's Health: Prevention and early detection of cervix and breast cancer. Methods: It was performed an appraisal of the literature and the search was conducted in electronic databases Medline, SciELO, in period from November until April 2010. The descriptors health education, health promotion and experience story were combined in search strategies and corresponding terms in English. At the same time was performed a Situational Diagnosis of Vila Cemig Health Center, concerning about women's health. From this was proposed a work in health education for the female population of the services users. Results: It was observed that in the Vila Cemig Health Center had not a systematized group to meet this portion of the female population, the guidelines and schedules were individualized, restricted to times of nurse consultations and mainly to the attendances. It was proposed a group of health education conducted by nurse team, and with a single monthly meeting. From the review of literature, it was opted for the conversation wheel methodology, with the theme prevention of cervix and breast cancer for women with active sexually life, self-care and importance of Pap smear and breast examination. Conclusion: Health education, held in conversation wheel, stimulated selfbreast examination, insertion of the clinical breast examination of women during the visits by nurses and preventive examination for cytological collection. Women reported actions involving self-care and autonomy in health. The activity also established the relationship of women with the service. It is believed, therefore, that the implementation of health education, particularly in conversation wheel, the routine work of health staff contributes significantly to promote women's health and change in attitude of professional primary care with the female population.
Subject: Estratégia saúde da família
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CKK3X
Issue Date: 11-Sep-2010
Appears in Collections:Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_ver_nica_pedersane_nunes_de_castro.pdf723.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.