Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CLJ95
Type: Monografias de Especialização
Title: Organização de um programa de educação em saúde bucal para crianças da Escolinha Municipal Branca de Neve domunicípio de Santo Antônio do Retiro-MG
Authors: Natalia Duraes de Almeida Araujo
First Advisor: Eglea Maria da Cunha Melo
First Referee: Edison Jose Correa
Abstract: Este trabalho apresenta descrições e análises das intervenções de um programa de educação em saúde bucal na Escolinha Branca de Neve, em Santo Antônio do Retiro MG. O objetivo foi organizar a assistência em saúde bucal das crianças até cinco anos, promover saúde prevenindo as lesões de cárie e perda precoce dos dentes decíduos. Realizou-se um levantamento das condições de saúde bucal das crianças de quatro e cinco anos, orientações e questionamentos com as mães ou responsáveis sobre a percepção sobre saúde-doença bucal, a visão que os pais têm da presença ou ausência de cárie dentária em seus filhos, sua compreensão sobre a causalidade da cárie. Foram realizadas ações de evidenciação de placa bacteriana, escovação supervisionada, vídeos, desenhos e demonstração com macromodelos. Os resultados mostraram que antes da intervenção a maioria das crianças escovavam os dentes uma vez ao dia e sem a supervisão dos pais e que mais de 50% das crianças apresentaram dentes cariados, obturados ou extraídos. A orientação às mães atingiu o objetivo de esclarecimento e, acredita-se, alguns recursos didáticos visuais utilizados para abordar os temas ajudaram na aproximação da intervenção, sendo esta mais efetiva. As mães mostraram-se preocupadas com a situação de saúde de seus filhos e receptivas aos aconselhamentos e encaminhamentos recebidos. Espera-se que as informações obtidas possam ser utilizadas no planejamento de ações e programas de intervenção, por meio de medidas que atendam às mães e às educadoras que são, efetivamente, as responsáveis pelo cuidado das crianças, o que implica na melhoria ou não das suas condições de saúde.
Abstract: This paper presents descriptions and analysis of interventions of an education program on oral health in School Snow White, in Santo Antônio do Retiro Minas Gerais. The goal was to organize the oral health care of children up to five years to promote health by preventing lesions from dental caries and early loss of deciduous teeth. We conducted a survey of oral health status of children of four and five years, guidelines and questions to the parents about the perception of health-disease process, the view that parents have the presence or absence of dental caries in their children, their understanding of causation of caries. Actions were performed disclosing plaque, tooth brushing, videos, drawings and demonstration macromodels. The results showed that before the intervention the majority of children brushed their teeth once a day and without parental supervision, and more than 50% of children had decayed, filled or extracted. The guidance to mothers reached the goal of enlightenment and it is believed, some visual teaching resources used to address the issues helped in bringing the action, which was most effective. Mothers were concerned with the health status of their children and receptive to advice and referrals received. It is hoped that the information obtained can be used in action planning and intervention programs, through measures that meet the mothers and educators who are effectively responsible for the care of children, causing an improvement or not the their health conditions.
Subject: Estratégia saúde da família
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CLJ95
Issue Date: 5-Jun-2010
Appears in Collections:Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_nat_lia_dur_es_de_almeida_ara_jo.pdf678.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.