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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Qualidades medida e percebida no sistema de transporte coletivo por ônibus: estudo de caso de Belo Horizonte
Authors: Max Wilson Ramos
First Advisor: Nilson Tadeu Ramos Nunes
First Referee: Rômulo Dante Orrico Filho
Second Referee: Leandro Cardoso
Third Referee: Leise Kelli de Oliveira
Abstract: No Brasil, o ônibus é o principal modo de transporte público na maioria das cidades, apesar do crescimento constante da frota de carros. É um dos meios mais associáveis à população, pois muitas pessoas usam o transporte público como uma necessidade e, por isso, tem um papel fundamental para a mobilidade e sustentabilidade das cidades, devendo ser eficiente e de qualidade. Os gestores dos Sistemas de Transporte Público de Passageiros devem ofertar serviços de qualidade promovendo condições adequadas para os usuários realizarem seus deslocamentos uma vez que, não atender as necessidades dos usuários tem como resultados significativas perdas no número de passageiros transportados, que passam a migrar para o transporte individual e para o clandestino. Focar, além do cumprimento dos índices relacionados a planejamento, acompanhamento e controle, as necessidades, expectativas e percepções dos usuários é a maneira mais adequada para efetivação da qualidade dos serviços de transporte público por ônibus. Como tal qualidade somente será ideal quando contemplar as sempre crescentes expectativas dos usuários é de fundamental importância que elas sejam frequentemente capturadas com precisão, sendo a forma mais viável de efetivação desse procedimento a utilização das reclamações e solicitações registradas por eles junto aos órgãos gestores. As diferenças entre as necessidades, expectativas e percepções dos passageiros quanto aos atributos da cadeia de valor do serviço e a qualidade efetivamente ofertada, devem ser verificados de modo continuado, orientando assim a busca ininterrupta pela melhoria dos serviços. O presente trabalho tem por objetivo principal estabelecer comparativos que possibilitem a verificação se o nível da qualidade dos serviços de transporte medido por meio de parâmetros tecnicamente estabelecidos, designado neste estudo por Qualidade Medida, assemelha-se à Qualidade Percebida, nomeação atribuída aos índices de verificação da qualidade por meio das reclamações e solicitações feitas pelos usuários. Foi utilizada uma metodologia desenvolvida para avaliação da qualidade do transporte por ônibus através de critérios e parâmetros técnicos e, desenvolvido um método de fácil aplicação, para possibilitar comparações de modos equitativos com as manifestações dos usuários. O estudo de caso considera, na avaliação da qualidade medida, os dados operacionais do sistema de transporte por ônibus e, para avaliação da qualidade percebida, a base de dados secundários e informações relacionadas às manifestações dos usuários, ambos relativos ao 1º decêndio de março de 2012 e disponibilizados pela Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTRANS). Os resultados obtidos mostram a suficiência na aplicação do método utilizado para comparações entre as qualidades medida e percebida e os números encontrados sugerem semelhanças entre elas.
Abstract: In Brazil, the buses are the main transit mode in most cities, despite of the steady growth of the private car fleet. It´s one of the most bindable modes to the population, as many people use transit as a necessity and, due to it, it has a crucial role to Brazil´s cities urban mobility and sustainability, and must have a high degree of quality and efficiency. The managers of the Public Transit Systems must offer high quality services, promoting the appropriate conditions so as the customers could commute. Otherwise, when the users´ needs are neglected, the results are usually a loss of transit´s market share, with the migration of those travelers for the individual modes or the paratransit. Focusing over the users´ needs, expectations and perceptions, beyond the enforcement of those indexes related to service planning, attendance and control, is the most adequate manner for the effectuation of bus transit quality levels. As this quality degree could only achieve the ideal baseline when it meets the always growing customers´ expectations, it is extremely important that they could be frequently precisely registered, being the most viable way of effectuation of this procedure the appropriate use of the complaints and other service feedbacks, made by transit users´ through the channels provided by the many different transit authorities that exist in Belo Horizonte. The actual gap between the customers´ needs, expectations and perceptions about the service´s value chain attributes and the real quality level of the offered service, must be continuously verified, orienting, in this way, the endless search towards the improvement in service. The present dissertation has as a main goal to establish case comparisons that enables the verification of the resemblance of measure parameters of the service´s quality levels, nominated in this study as Measured Quality and Perceived Quality, and the designation of the last being developed through the study of users´ complaints and feedbacks. It was used methodology designed for the quality evaluation of bus transit services through technical parameters and criteria. This method is easy to use and enables comparisons between equitable ways of the users´ expressions. The case study considers, in the evaluation of measured quality, the bus transit system operational data, and, for the perceived quality evaluation, the secondary database and information related to customer´s expressions, both extracted in the first ten day period of march 2012, and provided by the Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTRANS). The results show the sufficiency in the used method´s application for comparisons between the measured and the perceived quality levels, and the found numbers suggests similarities between them.
Subject: Engenharia de transportes
Transportes coletivos
Transporte urbano
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CPEFJ
Issue Date: 31-Jul-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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