Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CYH3F
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Atuação do enfermeiro da estratégia saúde da família na abordagem da educação em saúde com crianças e adolescentes no municipio de conceição das Alagoas MG |
Authors: | Mariana Guersoni Alvim Resende |
First Advisor: | Maria Dolores Soares Madureira |
First Referee: | Eulita Maria Barcelos |
Abstract: | O presente trabalho aborda a importância da atuação do enfermeiro da estratégia saúde da família na abordagem da educação em saúde com crianças e adolescentes em Conceição das Alagoas - MG, levando à construção do saber social. Este tema foi despertado durante o decorrer do curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, onde foi abordado o assunto de Educação em Saúde. É apresentado um levantamento de literatura para uma maior compreensão da teoria científica encontrada, além de um relato de experiência referente às várias palestras nas escolas da rede básica de ensino (municipal, estadual e privada), considerando a vivência da realidade da educação em saúde, colocando sempre à frente a construção do conhecimento, não deixando de lado o saber popular e cultural dos usuários e sim a interação do conhecimento científico com o saber popular levando a construção do saber social. A análise dos dados observados na literatura com as experiências relatadas mostra que o enfermeiro, como profissional integrante da ESF deve ser capaz de promover atividades educativas para a saúde, na abordagem deste trabalho, em especial para crianças e adolescentes, objetivando desenvolver nesta população o senso de responsabilidade pela sua própria saúde e pela saúde da comunidade a qual pertença. Nota-se que deve haver um maior comprometimento e organização no processo de trabalho das equipes de saúde da família do município de Conceição das Alagoas a fim de uma maior e melhor promoção de atividades educativas com crianças e adolescentes. |
Abstract: | This paper discusses the importance of nurses' performance of family health strategy in addressing the health education for children and adolescents in Conceição das Alagoas - MG, leading to the construction of social knowledge. This subject was awakened during the course of the Specialization Course in Primary Health Care Family, where he raised the issue of Health Education is presented a survey of literature for greater understanding of scientific theory that besides an experience report relating to various lectures in schools from primary education city, state and private), considering the experience of the reality of health education, and always put forward the construction of knowledge, leaving aside the cultural and popular knowledge of users, but the interaction of scientific knowledge with popular knowledge leading to the construction of social knowledge. The data analysis reported in the literature with their experiences show that nurses as a professional member of the ESF should be able to promote educational activities for health, the approach of this work, especially for children and adolescents, aiming to develop this population's sense responsibility for their own health and the health of the community to which he belongs. Note that there should be greater involvement in the organization and work process of the family health teams in the municipality of Conceição das Alagoas to a bigger and better promotion of educational activities with children and adolescents. |
Subject: | Estratégia Saúde da Familía |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CYH3F |
Issue Date: | 19-Mar-2011 |
Appears in Collections: | Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc__ceabsf___atua__o_do_enfermeiro_da_esf....pdf | 361.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.