Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CZFJJ
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | A educação permanente na realidade do trabalho do agente comunitario de saúde: a aprendizagem no contexto da ESF |
Autor(es): | Ana Soares de Melo Cardoso |
Primeiro Orientador: | Eliana Aparecida Villa |
Primeiro membro da banca : | Angela Maria de Lourdes Dayrell de Lima |
Resumo: | Este estudo foi elaborado com o objetivo de ressaltar a importância da educação permanente no contexto do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Utilizou-se a metodologia de revisão bibliográfica narrativa enfatizando a educação permanente como meio de inovação e mudanças de concepções e práticas de saúde no trabalho do agente comunitário no contexto da estratégia saúde da família. Teve como proposta apresentar um plano de educação permanente aos ACS do Programa Saúde da Família Núcleo I Vida e Saúde de Indaiabira/MG. A educação permanente do ACS é fundamental para que estes profissionais busquem atender as necessidades das famílias, direcionando o olhar e as ações de saúde para além das práticas curativas. Mostra que a capacitação do ACS deve contemplar conhecimentos diversos em torno da questão do processo saúde-doença, ultrapassando a perspectiva puramente biomédica e incorporando outros saberes que o habilitem nesse processo de interação cotidiana com as famílias. Além de fortalecer as ações da equipe, a proposta de realizar educação permanente em saúde proporcionará um trabalho de maior qualidade gerando então reflexos positivos aos usuários, sendo esta, também, um meio de levar o profissional a repensar suas práticas de trabalho, modificando-as se necessário. Conclui-se que o agente comunitário de saúde deve estar inserido em um processo de educação permanente, tendo como pressuposto a participação ativa e a integração da teoria com a prática. A educação permanente em saúde deve ser baseada na vivência da prática, permitindo a este profissional a reflexão crítica e o enfrentamento de situações reais, de forma que a reconstrução de significados ultrapasse uma aprendizagem baseada simplesmente na reprodução teórica do conhecimento e apele para uma aprendizagem significativa. A capacitação dos ACS é uma ação determinante para a garantia de uma atenção de qualidade tanto nos aspectos assistenciais quanto preventivos no trabalho da atenção primária à saúde. |
Assunto: | Estratégia Saúde da Família |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CZFJJ |
Data do documento: | 16-Abr-2011 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_ana_soares_de_melo_cardoso__parte_1_.pdf | 23.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
monografia_ana_soares_de_melo_cardoso__parte_2_.pdf | 163.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.