Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9D9H72
Type: Monografias de Especialização
Title: Implantação do portal de conhecimento corporativo Sesc Minas
Authors: Renata Daniella Castro Morais
First Advisor: Marta Araujo Tavares Ferreira
First Referee: Claudio Paixao Anastacio de Paula
Abstract: No mundo corporativo atual, a globalização e os avanços tecnológicos vêm transformando a informação e o conhecimento em um dos ativos mais importantes de uma organização, em um verdadeiro patrimônio institucional. Tratar o conhecimento de forma estratégica, racional e adequada às necessidades de sua sustentabilidade e crescimento tornou-se um verdadeiro desafio. Neste contexto, este projeto focaliza a discussão e recomenda trazer para a nova filosofia de gestão do Sesc Minas, uma modalidade de ferramenta gerencial capaz de administrar eficazmente a interatividade da informação, agregando-lhe valor corporativo decisivamente importante na construção de uma política de institucionalização da Gestão do Conhecimento. Para atingir este objetivo, o estudo apresentado propõe o desenvolvimento de um Portal de Conhecimento Corporativo, tecnicamente alinhado ao conceito contemporâneo e políticas da Gestão do Conhecimento, capaz de estruturar o ambiente digital da Instituição e facilitar o acesso às informações no contexto organizacional, atuando como instrumento integrado (informações e sistemas) e integrador (pessoas e processos). Por isso, no desenvolvimento deste trabalho, foi utilizada uma abordagem metodológica de estudo de caso, de caráter qualitativo, em comunidades de prática de duas empresas brasileiras: o Sebrae Minas e a empresa Documentar, com o propósito de contribuir com informações técnicas sobre processo de implantação de portais, considerando suas práticas funcionais e vivenciadas, bem como as lições aprendidas na adoção desse tipo de ferramenta. Dessa forma, este estudo pretende apresentar diretrizes que poderão nortear o futuro funcionamento do Portal de Conhecimento Corporativo do Sesc Minas e permitir o uso adequado da Tecnologia da Informação como importante instrumento agregador de valor e de apoio às iniciativas organizacionais da Gestão do Conhecimento.
Abstract: In today's corporate world, globalization and technological advances have come to transform the information and knowledge in one of the most important assets of an organization, in a true institutional heritage. Dealing with the knowledge in a strategic way, rational and appropriate to the needs of its sustainability and growth has become a real challenge. In this context, this project focuses on the discussion and recommends bringing the new management philosophy Sesc Minas, a modality of management tool able to manage effectively the interactivity of information, thus adding corporate value to it, decisively important to create a policy of institutionalisation of Knowledge Management. In order to achieve this objective, the study presented proposes the development of a Knowledge Portal Corporate, technically aligned to contemporary concept and policies of Knowledge Management, capable of structuring the digital environment of the Institution and to facilitate access to the information in the organizational context, acting as integrated tool (information and systems) and integrator (people and processes). For this reason, in the development of this work, it was used a methodological approach of the case study, of a qualitative nature, in the communities of practice of two Brazilian companies: Sebrae Minas and the company Documentar, with the aim of contributing with technical information about the deployment process portals,considering its functional practices and experienced as well as the lessons learned from the adoption of this type of tool.Thus, this study aims to provide guidelines that will guide the future operation of the Knowledges Corporate Portal Sesc Minas and allow the appropriate use of Information technology as an important tool that aggregates value and support to the organizational initiatives of Knowledge Management.
Subject: Tecnologia da informação  
Gestão do conhecimento  
Comunidades de práticas  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9D9H72
Issue Date: 30-Aug-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc.pdf796.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.