Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9DTEVP
Type: Tese de Doutorado
Title: Ser alguém na vida: condição juvenil e projetos de vida de jovens moradores de um município rural da microrregião de Governador Valadares-MG
Authors: Maria Zenaide Alves
First Advisor: Juarez Tarcisio Dayrell
First Referee: Sueli Siqueira
Second Referee: Nilson Weisheimer
Third Referee: Ines Assuncao de Castro Teixeira
metadata.dc.contributor.referee4: Geraldo Magela Pereira Leao
Abstract: Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de responder a duas perguntas centrais: como se caracteriza a condição juvenil em um município rural marcado pelo transnacionalismo e pela cultura da migração? De que modo os jovens nesse contexto organizam e elaboram seus projetos de vida? A resposta a essas perguntas foi sendo costurada ao longo da escrita e pode ser resumida na seguinte proposição: A condição juvenil nesse contexto é marcada por aspectos sociais, econômicos e culturais híbridos, ora apresentando fortes marcas da modernidade, ora com fortes nuances das sociedades tradicionais, ora marcada por aspectos culturais globais, ora locais. Essa hibridez no contexto se reflete nos projetos de vida dos jovens que se vêem, por vezes, divididos entre os valores modernos e tradicionais, entre o local e o global, entre o projeto individual e o familiar e entre as vantagens e desvantagens de sair ou permanecer longe dos grandes centros urbanos. Para desenvolver o estudo a metodologia utilizada foi a etnografia. Lancei mão de elementos empíricos registrados no campo de investigação, durante oito meses de vivência no município de São Geraldo da Piedade, na microrregião de Governador Valadares, para realização da pesquisa etnográfica. Os instrumentos de coleta de dados foram observação direta e participante, questionários e entrevistas com jovens estudantes do Ensino Médio. Os dados foram analisados à luz de um referencial teórico multidisciplinar (da sociologia da juventude, da sociologia da imigração, da sociologia rural, da educação e da antropologia) com ênfase nas questões que afetam a juventude na construção dos seus projetos de vida. A investigação apontou que, embora sejam múltiplos os modos de ser jovem nesse contexto, a condição juvenil é fortemente marcada pela cultura da migração que se desenvolveu nessa região mineira nos últimos anos e que tem como principal característica o transnacionalismo. Tais marcas, no entanto, não os afastam da cultura local. Muitos desses jovens pertencem a famílias transnacionais que protagonizam movimentos constantes de pessoas, assim como trocas de bens, idéias, valores e remessas entre essa região mineira e países como os Estados Unidos, Portugal e Inglaterra. Por outro lado, se essa cultura da migração marca os modos de ser jovem, a influência nos projetos de vida aparecem com menos intensidade, em muitos casos como um plano B. A diversidade nos modos de ser jovem também se reflete nas diversas formas de organização das condutas futuras evidenciando, por vezes, tensões entre projetos individuais e familiares e entre as dimensões objetivas e subjetivas que marcam esse processo de elaboração de projetos. A investigação evidenciou que os jovens nesse contexto organizam seus projetos de vida orientados por modelos distintos, tendo em comum a idéia de que, embora alguns ainda não tenham clareza sobre que rumo seguir na vida, manifestam forte preocupação com o futuro, verbalizada na ideia de que sabem que querem ser alguém na vida..
Abstract: This research addresses two central questions: First, how can we understand the condition of Brazilian youth living in a rural municipality characterized by transnationalism and a migration culture? And, secondly: How do young people in this context organize their life projects? In this dissertation, I argue that the condition of young people in Governador Valadares is marked by social, economic and cultural aspects that reflect hybrid tendencies. These life conditions at times show strong marks of modernity, while also demonstrating strong attachment to traditional society, as they vacillate between global and local cultures. This hybridism is reflected in the life projects of young people who find themselves sometimes divided between traditional and modern values, between the local and the global, between the familial and the individual, and between the advantages and disadvantages of leaving or staying away from large urban centers. I adopted ethnography as a main methodology for this project. To collect the empirical data, the researcher lived during eight months in the rural municipality of São Geraldo da Piedade, in the region of Governador Valadares. The instruments for data collection were direct and participant observation, questionnaires and interviews with high school students. The data were analyzed in light of a multidisciplinary theoretical framework (sociology of youth, sociology of immigration, rural sociology, education and anthropology), with a particular focus on issues affecting youth and their life projects. The research showed that, although there are multiple modes of being young in a rural transnational context, youth in Governador Valadares are strongly influenced by the culture of migration that has been developing in this Brazilian region in recent years and whose main characteristic is a connection to multiple, transnational locales, while retaining an attachment to local. Many of these young people belong to mobile transnational families, as well as the movement of goods, ideas, values and remittances between this mining region and countries like the United States, Portugal and England. The tensions between individual and family projects and between objective and subjective dimensions of the life projects of this group are also discussed in this research. The research showed that young people in São Geraldo da Piedade organize their lives and aspirations according to different models. Although some of these young people did not have clarity about what direction to take in life, they expressed strong concern about the future, voiced in the idea that they know they want to "be someone in life.".
Subject: Juventude Educação 
Educação
Sociologia educacional  
Jovens Condições sociais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9DTEVP
Issue Date: 16-Aug-2013
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese___maria_zenaide_vers_o_final.pdf2.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.