Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9F5EL9
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A hierarquia bacharelado/licenciatura em diferentes áreas do conhecimento: uma análise da UFMG
Authors: Lais Barbosa Patrocino
First Advisor: Joao Valdir Alves de Souza
First Referee: Claudio Marques Martins Nogueira
Second Referee: Valeria de Oliveira Roque Ascencao
Abstract: A dissertação teve como objetivo analisar as hierarquias entre o bacharelado e a licenciatura nas diferentes áreas do conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foram analisadas as diferenças socioeconômicas e culturais entre os alunos que ingressaram na UFMG em 2010 nas duas modalidades de todos os cursos de graduação que possuem licenciatura, bem como as disposições que congregam para as diferentes escolhas profissionais por parte dos estudantes. A análise socioeconômica e cultural foi realizada por meio dos dados do Questionário Socioeconômico e Cultural da Comissão Permanente do Vestibular (COPEVE) preenchido, pelo vestibulando, no ato da inscrição. A análise das disposições profissionais foi realizada por meio de 36 entrevistas com estudantes de licenciatura e bacharelado de seis cursos das diferentes áreas do conhecimento da UFMG, a saber: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Física, Geografia e Letras. Os resultados evidenciaram que as diferenças socioeconômicas e culturais são maiores entre os turnos diurno e noturno que entre as modalidades. Constatou-se que a hierarquia entre o bacharelado e a licenciatura é percebida pelos estudantes no campo simbólico, e a maneira como se sentem pertencentes a grupos de alto ou baixo prestígio está associada à sua herança cultural e também à sua experiência acadêmica. Nos cursos de Ciências Biológicas e Física, os quais exigiram maior nível de desempenho acadêmico para ingresso pelo vestibular, esteve mais evidente a ideia de superioridade do bacharelado com relação à licenciatura. Já no curso de Letras, em que é maior a demanda pela licenciatura, isso esteve menos presente. Os cursos de Geografia e Ciências Sociais mostraram realidades opostas com relação ao incentivo institucional à licenciatura, sendo o primeiro marcado pela presença de formas de apoio pontuais e o segundo pela quase inexistência delas. Por fim, o curso de Educação Física, que recentemente separou as duas modalidades em cursos com estruturas próprias, foi o que apresentou maior clareza quanto aos propósitos e finalidades de cada uma delas.
Abstract: This study aimed to analyze the hierarchies between teaching and bachelor degrees in different areas of expertise of Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). We examined socioeconomic and cultural differences between students in both degrees that enter UFMG in 2010 in all undergraduate programs that comprised a teaching degree. Additionally students professional career disposition was analyzed. We examined students socioeconomic and cultural data from the Questionário Socioeconômico e Cultural da Comissão Permanente do Vestibular (COPEVE) filled in, by the prospective students, in the university admission exam. Thirty six interview were performed with purpose to analyze career aspirations with students in teaching and bachelor degrees of six courses of different areas of expertise of UFMG: Biological Sciences, Social Sciences, Physical Education, Physics, Geography and Letters. The results demonstrated that the socioeconomic and culture differences are higher between day and night shifts than between the modalities. We suggested that the hierarchy between teaching and bachelor degrees is perceived by the students in the symbolic perspective, and the way that they feel belonging to groups of high or low status is related to their cultural heritage and also their academic experience. In Biological Sciences and Physics, courses that demanded a higher level of academic performance in the university entrance exam, the idea of superiority of bachelor compared to teaching degree was more evident. In Letters course, which has a higher demand for teaching degree, the idea of superiority was less present. Geography and Social Sciences courses showed contradictory realities concerning the institutional incentive to teaching degree, the first characterized by the presence of specific forms of support and the second by the absence of them. Finally, the Physical Education course, which recently separated the two modalities in courses with their own structures, showed the greatest clarity about the aims and purposes of each one.
Subject: Professores  Formação
Ensino superior Aspectos sociais  
Licenciatura
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9F5EL9
Issue Date: 29-Aug-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.