Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9F6G3Q
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Relacionamentos colaborativos e impactos sobre o desempenho competitivo em empresas de médio e grande portes do Brasil
Authors: Mariana Ribeiro de Castro
First Advisor: Marcelo Bronzo Ladeira
First Referee: Ricardo Silveira Martins
Second Referee: Alexandre Teixeira Dias
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo geral descrever a natureza da relação entre os construtos colaboração na cadeia de suprimentos e desempenho competitivo. O construto colaboração foi mensurado considerando os relacionamentos colaborativos com fornecedores e clientes, analisando aspectos de relacionamento C de práticas realizadas com esses parceiros. O desempenho competitivo foi mensurado sob as perspectivas linanceiras e de cliente/mercado. Para o alcance do objetivo definido, foram tratados dados secundários extraídos de uma amostra de 368 empresas brasileiras de médio e grande portes, do setor industrial e de serviços, localizadas em diferentes estados da federação. Foram testadas hipóteses para a associação e efeitos entre os construtos do modelo nomotético da pesquisa, tendo sido utilizadas, nos testes, estatísticas uni e multivariadas. Por meio do teste do modelo nomotético proposto e da modelagem de equações estruturais, foi possível identificar a existência de associações positivas e estatisticamente significativas entre os construtos investigados. Verificou-se o construto colaboração como preditor do construto desempenho competitivo, assim como o construto sistemas c tecnologias de informação como moderador na relação entre colaboração e desempenho. Tais resultados revelam questões importantes sob a perspectiva prática, no sentido de reforçar a importância do desenvolvimento de relações colaborativas na cadeia de suprimentos; e sob a perspectiva acadêmica, fornecendo evidência empírica para o tema colaboração e abrindo frentes de pesquisa nessa área.
Abstract: This study aimed to describe the nature of the relationship between the constructs collaboration in the supply chain and competitive performance. The construct collaboration was measured considering the collaborative relationships with suppliers and customers, analyzing aspects of relationship and practices with these partners. Performance was measured under the financial and customer/market perspectives. In order to rcaeh the defined objective, this research treated secondary data drawn from a sample of 368 medium and large Brazilian companies, trom industry and services, located in different states. Hypotheses were tested for association and ellects between the constructs of the nomothetic research model, and univariate and multivariate statistics were been used in these tests. Through the testing of the proposed nomothetic model and structural equation modeling, it was possible to identify the existence of positive and statistically signiticant associations between the constructs investigated. The construct collaboration was confirmed as a predictor of the competitive performance construct, and the construct information systems and technology as a moderator in the relationship between collaboration and performance. These results reveal important issues from the perspective of business practice, to reinforce the importance of developing collaborative relationships in the supply chain; and in the academic perspective, providing empirical evidence for the collaboration theme and opening lines of research in this area.
Subject: Logística empresarial
Administração de material
Administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9F6G3Q
Issue Date: 3-May-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariana_ribeiro_de_castro.pdf9.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.