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Type: Tese de Doutorado
Title: Resistência à maquiagem: práticas cotidianas e não consumo
Authors: Eliane Braganca de Matos
First Advisor: Ricardo Teixeira Veiga
First Co-advisor: Letícia Moreira Casotti
First Referee: Carlos Magno Camargos Mendonca
Second Referee: Verlaine Freitas
Third Referee: Celso Augusto de Matos
metadata.dc.contributor.referee4: Letícia Moreira Casotti
Abstract: Esta tese tem como objetivo identificar uma estrutu1'a que articule tanto os antecedentes da resistência, quanto sua forma de efetivação, motivação e negociação simbólica, A identificação de um mapa estrutural de análise da resistência permitiu representar a circulação simbólica pelos ambientes de consumo, uma vez que se entende que tanto as relações de consumo como de resistência são interativas e recursivas. Paitindo de uma ampla revisão dos estudos relacionados ao anticonsumo à resistência, esta tese utilizou uma metodologia ; qualitativa baseada no Método de Caso Estendido (EMC) como desenvolvido por Burawoy (1998), que trata da análise aprofundada de narrativas de consumo, contextualizadas nas histórias de vida dos entrevistados. Foram escolhidos quatro casos de mulheres que não usam maquiagem, categoria de produtos escolhida em função do tamanho e do potencial do E me1'cado e dos signilicados simbólicos transmitidos por meio dos sistemas de publicidade e . moda, muito representativo da cultura de consumo do público feminino. Ademais, p1'ocu1'ou se investigar comportamentos de resistência ao consumo individualizados e cotidianos, que não se inse1'cm nos contextos de movimentos organizados e coletivos. A matriz epistemológica utilizada na pesquisa centrouse na teoria da prática, desenvolvida por ` Bourdieu (1990) que desenvolve e articula os conceitos de habitus, campo e capitais como È forma de explicar as interações sociais e o desenvolvimento de práticas cotidianas. Foram também utilizados os conceitos de identidade e projeto identitário como forma de articular a dimensão interna e pessoal da prática da resistência. A análise dos dados da pesquisa indica que a resistência ao uso de maquiagem tem o habims (BOURDIEU, 1977) como forte antecedente e formador desse comportamento e a identidade pessoal (FOUCAULT, 2001 e TAYLOR, 1997) como projeto central norteador. Esses dois vetores de constituição e sustentação da 1'CSlSÍêl`|C1t levam a uma ressigniiicação do capital beleza e dos produtos ou artetatos associados à sua construção (110GG, 1998). Foi também possível identificar, a partir ( das entrevistas, que a navegação pelos ambientes de consumo (LIGAS e COTTE, 1999; HOGG e MICILELL, 1996; HOGG, 1998); BANISTER e HOGG, 2003 e HOGG ct al., 2009) é guiada por este projeto identitário, que interage com as construções simbólicas das marcas e produtos, foitaleceiido, como no caso deste estudo (ou enfraquecendo, hipoteticamente) o comportamento de resistência e o próprio projeto identitário. A efetivação prática da resistência se manifesta no consumo de produtos substitutos, escolhidos e combinados dentro de uma lógica flutuante, mutável e individualizada. Estas práticas cotidianas hundamentadas em um sistema de signiñeação alternativo explicitam a conceituação de Certeau (1990) da 1'esistência como tática e agência do consumidor, que inexplicavelmente e de forma anônima, subverte a lógica discursiva, contestando o lugar e a autoridade do mercado (PENALOZA e PRICE, 1993). Esta pesquisa visou contribuir para aumentar e consolidar a base de conhecimentos sobre a incipiente teoria da resistência ao consumo, sugerindo uma agenda de pesquisas sobre outras categorias de produtos não ainda investigadas na literatura
Abstract: The purpose of this work is related to the identification of a structure that combines both the antecedents of resistance, as a lbrm ofexccution, motivation and symbolic negotiation, The idcntiiication of an articulate resistance structure will allow to verify how the symbolic circulation through consumption environments is established, given that it is understood that both consumption and resistance relations are interactive and recursive. Based on a broad review of studies related to anti-consumption and consumer resistance and resistance, this thesis used a qualitative methodology through the Extended Case Method (EMC) developed by Burawoy (1998), which deals with the detailed analysis of narratives of consumption, eontextualized in stories life of the respondents. Chosen were 4 cases ofwomen who do not wear makeup. The product category was chosen because of the interest of investigating thc importance of the context of resistance to consumption in a market with a large sales volume and a very representative symbolic meaning in the cu1tu1·e o1` consumption of the female public. Furthermore, wc sought to investigate individualized and everyday consumption resistance behaviors, which are not inserted in the context of organized and collective movements. The analysis of research data indicates that resistance to the use of makeup has the habitus (Bourdieu, 1997) as a strong antecedent and trainer behavior and personal identity (Foucault, 2001 and Taylor, 1997) as a central guiding project. These two constitutional and sustenance resistance vectors lead to a re-signitication ofthe beauty capital and the products or artilacts related to its construction (Hogg, 1998). The importance of identity as basic guidance vector of resistance allows approximations between the concept or typology of project resistance (Cherrier, 1998), and the "t" uti1e" resistance identitied by Ritson and Dobsha (1999) and with Holts reflexive resistance (2002). lt was also possible to identify, through the interviews, that the navigation between consumption environments (Ligas and Cotte, 1999; Hogg and Michel, 1996; Hogg, 1998; Bannister and Hogg; 2003 and Hogg et al., 2009) is guided by this identity project, which interacts with the symbolic constructions of trademarks and products, strengthening, as in the case of this study (or weakening, hypothetically) the behavior of resistance and the identity project itself Given that resistance is a resulting part of the personal identity project, it comes into effect in practice through the consumption of substitute products, chosen and combined inside a floating logic, which is mutable and individualized. These everyday practices based on an alternative signification system explicit Certeaus conceptualization (1990) of resistance as tactic and consumer action, which unexplainably and anonymously subverts the discursive logic, contesting the position and authority of the market (Penaloza and Price, l993).This research sought to contribute to the broadening and consolidation ofthe knowledge basis of incipient theory of consumption resistance, suggesting a research agenda on other product categories that have not been investigated in the literature.
Subject:  Administração
Comportamento do consumidor
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9F6HD7
Issue Date: 27-May-2013
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