Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9FCF2V
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O ensino de arte em Minas Gerais (1940-1960): diálogos e colaborações entre a arte e a educação nova
Authors: Marilene Oliveira Almeida
First Advisor: Raquel Martins de Assis
First Referee: Sergio Dias Cirino
Second Referee: Erika Lourenco
Third Referee: Walenia Marilia Silva
Abstract: Esta dissertação traz uma análise documental sobre o ensino de arte no Complexo Educacional da Fazenda do Rosário, Ibirité, Minas Gerais. Essa instituição foi fundada em 1939, por Helena Antipoff, psicóloga e educadora russa, com a ajuda de colaboradores. A pesquisa teve como objetivo verificar como foi o ensino de arte desenvolvido na instituição, entre as décadas de 1940 e 1950, com foco na identificação de uma rede de colaboradores que pudessem ter contribuído para que a educadora promovesse um movimento de integração entre arte e educação, em intercâmbio com os ideais escolanovistas. Este estudo teve como pressuposto que a relação estabelecida entre Antipoff e o artista-educador Augusto Rodrigues foi uma importante parceria para a concepção e execução do ensino de arte desenvolvido na Fazenda do Rosário. A parceria entre Antipoff e Rodrigues remonta à fundação da Sociedade Pestalozzi do Brasil (1945), fundada por Antipoff e colaboradores e da Escolinha de Arte do Brasil (1948), fundada por iniciativa de Rodrigues, outros artistas e apoio de Antipoff, no período em que a educadora atuou no Rio de Janeiro/Ministério da Saúde (1944-1949), sem desligar-se dos trabalhos desenvolvidos em Minas Gerais. Por meio de colaboradores, a maioria atuante nessas instituições, foi possível que Antipoff estabelecesse parcerias que lhe permitiram desenvolver um ensino de arte para atender tanto às crianças, adolescentes e adultos da comunidade local, quanto à formação de professores rurais. As fontes analisadas neste estudo são de diversos gêneros: escritos e manuscritos de Antipoff, correspondências trocadas com colaboradores e autoridades, jornais e periódicos institucionais, folders de divulgação de exposição de arte, fotos tiradas durante visitas de artistas-educadores, livro de registro de alunos e professores etc.. Os documentos consultados indicam uma movimentação em prol de se dinamizar os trabalhos de arte desenvolvidos na Fazenda, ora em cursos realizados na própria instituição, ora em convênios para atender aos professores em formação que se dirigiam ao Rio, na Escolinha de Arte e também na Pestalozzi do Brasil, onde Rodrigues também foi professor. Os resultados mostram que, no Rosário, houve a promoção de oficinas de trabalhos manuais, com uso da matéria-prima local, como: cerâmica, bambu, fibras naturais, carpintaria e entalhe em madeira; produção têxtil em teares manuais; assim como o desenvolvimento do teatro de bonecos, indicado como atividade recreativa, de uso pedagógico nas escolas. O ensino de arte na Fazenda do Rosário foi desenvolvido como possibilidade de formação humana e profissional, tanto para adultos, professores rurais, assim como para crianças e adolescentes. Nesse sentido, Antipoff empreendeu esforços para trazer artistas-educadores nacionais e estrangeiros que colaboraram para que a arte pudesse alcançar a comunidade local, trazendo melhores condições de vida e fazendo o ensino de arte multiplicar-se por meio da formação de professores para atuarem no ensino rural.
Abstract: This dissertation brings a documentary analysis about art education in Complexo Educacional da Fazenda do Rosário, Ibirité, Minas Gerais. This institution was established in 1939, by Helena Antipoff, psychologist and Russian educator, with the aid of collaborators. This research aimed to verify how was the art education developed in the institution, in the decades of 1940 and 1950, with focus in the identification of a net of collaborators who could have contributed to the educator promote a movement of integration between art and education, in interchange with the escolanovistas ideals. This study had as presupposition that the relation established between Antipoff and the artist-educator August Rodrigues was an important partnership for the conception and execution of art education developed in Fazenda do Rosário. The partnership between Antipoff and Rodrigues retraces to the foundation of Sociedade Pestalozzi do Brasil (1945), established by Antipoff and collaborators and of the Escolinha de Arte do Brasil (1948), founded by initiative of Rodrigues, other artists and support of Antipoff, in the period when the educator acted in Rio De Janeiro/Ministério da Saúde (1944-1949), without disconnect of the works developed in Minas Gerais. By means of collaborators, many of them working in this institutions, it was possible that Antipoff established partnerships that had allowed she to develop art education in such a way to attend childrens, adolescents and adults of local community, as to formation of agricultural professors. The sources analyzed in this study are from diverse sorts: writings and manuscripts of Antipoff, correspondences exchanged with collaborators and authorities, institucional journal and newspappers, folders of spreading of art exposition, photos taken while visitis of artist-educators, record books of pupils and professors, etc. The consulted documents indicate a moving towards to streamline work of art in Fazenda, sometimes in courses carried through in the proper institution, sometimes in accords to take care of to the professors in formation that gone to Rio, in Escolinha de Arte and also in Pestalozzi do Brasil, where Rodrigues also were professor. The results show that, in the Rosário, it had the promotion of workshops of manual works, with use of the local raw material, as: natural ceramics, bamboo, staple fibres, carpentry and notch in wood; textile production in manual sewing presses; as well as the development of the theater of dolls, indicated as recreative activity, of pedagogical use in the schools. The art education in Fazenda do Rosário was developed as possibility of human being and professional formation, as much for adults, agricultural professors, as well as for children and adolescents. In this direction, Antipoff undertook efforts to bring national and foreign artist-educators who had collaborated to that art could reach the local community, bringing better conditions of life and making art education be multiplied by formation of professors to act in agricultural education.
Subject: Sociedade Pestalozzi de Belo Horizonte
Escola nova
Arte e educação
Educação Historia
Rodrigues, Augusto, 1913-1993
Antipoff, Helena, 1892-1974
Arte Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9FCF2V
Issue Date: 30-Aug-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppgeducacao_marileneoliveiraalmeida_dissertacaomestrado.pdf7.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.