Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9GHJEK
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Paulo Roberto Ceccarellipt_BR
dc.contributor.referee1Elza Machado de Melopt_BR
dc.contributor.referee2Cristiane de Freitas Cunhapt_BR
dc.creatorClaudio Junio Patriciopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T20:17:18Z-
dc.date.available2019-08-14T20:17:18Z-
dc.date.issued2013-06-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9GHJEK-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze aspects related to bullying among students in public and private schools in Belo Horizonte. Data for this analysis were drawn from cross-sectional survey of Health Risks Research Teens in Belo Horizonte and its Determinants held between 2009 and 2012 by the Center - Health Promotion and Peace Department of Social and Preventive Medicine, Faculty of Medicine, Federal University Minas Gerais. The sample (n = 1216) was representative of the adolescent population of Belo Horizonte and calculated with 95 % confidence, controlling for the type II error of 5%. The results showed that : bullying is more common in private schools than in state and municipal schools , boys and girls are also victims , bullying is seen as a form of entertainment by the aggressors , the main form of bullying is to put nickname and / or exposed to ridicule. The study concluded that, behind a supposed joke, the practice of bullying between peers carries a strong symbolic and psychological violence. These violences are not as visible as physical and this makes identifying and combating bullying become more complicated.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar os aspectos relacionados com a prática do bullying entre estudantes de escolas públicas e privadas em Belo Horizonte. Os dados para esta análise foram extraídos da pesquisa transversal Investigação dos Riscos de Saúde em Adolescentes de Belo Horizonte e seus Determinantes realizada entre 2009 e 2012 pelo Núcleo- Promoção de Saúde e Paz do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. A amostra (n=1216) foi representativa da população adolescente de Belo Horizonte e calculada com 95% de confiança, controlando-se o erro tipo II em 5%. Os resultados apontaram que: o bullying é mais frequente em escolas particulares do que nas escolas estaduais e municipais; meninos e meninas são vítimas igualmente; o bullying é encarado como uma forma de diversão pelos agressores; a principal forma da prática do bullying é colocar apelido e/ou expor ao ridículo. O estudo concluiu que, por trás de uma suposta brincadeira, a prática de intimidação entre pares carrega consigo uma intensa violência simbólica e psicológica. Essas violências não são tão visíveis quanto à física e isso faz com que a identificação e o combate ao bullying se tornem mais complicados.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectInstituição escolarpt_BR
dc.subjectViolência simbólicapt_BR
dc.subjectPós-modernidadept_BR
dc.subjectViolência psicológicapt_BR
dc.subject.otherBullyingpt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.subject.otherBrasilpt_BR
dc.subject.otherComportamento do adolescentept_BR
dc.subject.otherPercepção socialpt_BR
dc.subject.otherFatores socioeconômicospt_BR
dc.subject.otherAgressão/psicologiapt_BR
dc.subject.otherViolênciapt_BR
dc.subject.otherInstituições acadêmicaspt_BR
dc.subject.otherBullying nas escolaspt_BR
dc.subject.otherEstudantes/psicologiapt_BR
dc.subject.otherAdolescentept_BR
dc.titleA violência por trás da brincadeira: um estudo quantitativo sobre o bullying entre estudantes de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_final.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.