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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9GQGZ6
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Antonio Luiz Marques | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carlos Alberto Goncalves | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Regina Magna Bonifácio de Araújo | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Iris Barbosa Goulart | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Domingos Antônio Giroletti | pt_BR |
dc.creator | Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T09:16:58Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T09:16:58Z | - |
dc.date.issued | 2013-02-18 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9GQGZ6 | - |
dc.description.abstract | This work aims to analyze how scholars from public institutions realize the constructions and reconstructions of professional identities in their careers. Using the quantitative and qualitative methodology. The research had as one of the instruments a questionnaire with open and closed questions, applied to four of the 86 groups surveyed: beginning (masters and doctoral), teachers with five, twenty and thirty years of experience of teaching. A second instrument for data collection was the preparation of posters with drawings of caricatures of the university professor, made by beginning (UFMG). The descriptions of teaching activities and profiles made by these different groups showed variations to the reasons for choosing the teaching profession, the characteristics of career development activities and tcacher`s objectives in relation to teaching, the meanings of personal and professional success perspectives in the last thirty years We conclude that the professional identities and careers of academics are constructed and reconstructed dynamically, adapting to the opportunities arising. These opportunities focrrs on the rewards and status; stability; perspectives of i intellectual production; permanent study; professional growth without personal economic expenditures, especially in the continued participation in undergraduate research programs; relationships with students and peers, among others. lt is also concluded that, special attention should be given to the processes of access, professionalism, support for the development and evaluation of the work of teachers in public institutions. lt is also intended to improve the quality of training of new professionals, the teachers role in teaching process, research and extension and the university itself in order to educate citizens with competences to the competitive, changeable job market. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo analisar como docentes universitários de instituições públicas percebem a construção e reconstrução das identidades profissionais em suas trajetórias de carreira. Usando de metodologia quantitativa e qualitativa, a pesquisa de campo teve como um dos instrumentos um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado a quatro grupos dos 86 pesquisados: entrantes (mestrandos e doulorandos); professores cotn cinco anos de experiência; professores com vinte anos de carreira; e professores com trinta anos de atividade docente. Um segundo instrumento de coleta de dados constituiu na elaboração de cartazes cotn desenhos de caricaturas do professor universitário, feitas pelos entrantes (da UFMG). As descrições das atividades docentes e dos perfis feitas por esses diferentes grupos revelaram variações significativas quanto aos motivos da escolha da carreira docente, as características do desenvolvimento da carreira e às atividades do professor, aos objetivos em relação à docência, aos significados de sucesso e as perspectivas identificatórias pessoais e profissionais nos últimos trinta anos. Coneluisc que as identidades profissionais e as carreiras dos docentes universitários são construídas e reconstruídas de maneira dinâmica, adequando- se prioritariamente às oportunidades surgidas. Estas oportunidades foeamse nas recompensas como status; estabilidade; perspectivas de produção intelectual; de estudo permanente; de crescimento profissional sem gastos econômicos pessoais, especialmente em continuidade a participações em programas de iniciação científica; de relacionamentos com alunos e pares, entre outros. Conclni-se também que, na carreira docente, deve ser dada atenção especial aos processos de acesso, de profissionalização, de suporte para o desenvolvimento e de avaliação do trabalho do docente em instituições públicas. Visase cotn isso melhorar a qualidade da formação de novos profissionais, a atuação do doccnte no magistério, na pesquisa e na extensão e a própria universidade como preparadora de cidadãos e de competências para o atual mercado de trabalho, competitivo e mutável. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Docência no ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Carreira | pt_BR |
dc.subject | Identidade profissional | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.other | Professores universitários | pt_BR |
dc.subject.other | Universidades e faculdades | pt_BR |
dc.title | Construção e reconstrução da identidade profissional do docente universitário em sua trajetória de carreira em instituições públicas | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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