Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HZK5X
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O ensino de desenho artístico de observação nas escolas de níveis fundamental e médio: um guia para os professores de Artes
Autor(es): Luiz Roberto Jahnel
primer Tutor: Lincoln Volpini Spolaor
primer miembro del tribunal : Maurilio Andrade Rocha
Resumen: O objetivo principal do presente trabalho é estabelecer regras e propostas que embasem a elaboração de um guia de ensino de desenho para o professor de Artes. Uma parcela ponderável de professores não sabe desenhar de observação, não conseguindo transmitir um conhecimento real para seus alunos. Isso contribui para que, há muito tempo, a matéria Artes venha sendo relegada ao segundo plano. As regras e técnicas definidas neste trabalho pretendem ensinar o professor a ensinar desenho de observação aos estudantes desde a 5ª série do Ensino Fundamental. A partir de um rápido olhar sobre a história do Ensino do Desenho no Brasil é avaliada a importância de tratar o Desenho como uma importante área de conhecimento, a ser ensinada de forma eficaz. A avaliação de vários autores professores de desenho mostra que a melhor abordagem para ensinar a desenhar é, em primeiro lugar, ensinar a ver. Ver no sentido de perceber as relações entre formas. Esse é um ponto crucial comum a todos os autores: saber ver é o primeiro passo para desenhar. Somente a partir da obtenção da capacidade de perceber e relacionar formas (visão do desenhista) é que o estudante de Desenho conseguirá realizar um trabalho expressivo. As regras e propostas definidas neste trabalho visam a desenvolver essa habilidade. Também são estabelecidos alguns conceitos sobre a representação (ilusionista) da tridimensionalidade e sobre o desenho da figura humana, de uma maneira simples e didática, acessível a qualquer aluno que esteja dentro da faixa etária considerada.
Abstract: The main objective of this work is to establish rules and proposals that will be the basis of a drawing manual for teachers. Many teachers of Fundamental Level dont know how to draw in a naturalist way, so they cant teach their pupils and this is the reason why Arts is frequently assigned as a low level discipline. The rules and practices suggested in this work intend to teach the professors to drawing and this is the only way they will be able to teach their students after 11 or 12 years old. The study over the work of several authors shows that the best approach to learn drawing is to learn to see at the first place. To see means perceive the relations of the forms of the object. This is a decisive and common point in all authors read. To know how to see is the first step to drawing. Only after achieve the ability to perceive and compare forms, the student will be able to draw in an expressive way. The exercises proposed aim the growing of this ability. Some concepts are also defined about the illusionist representation of the volume and texture, and on the drawing of the human figure, in an easy and pedagogical way, accessible to all students.
Asunto: Artes
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9HZK5X
Fecha del documento: 15-dic-2013
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
documento_completo.pdf2.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.