Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9J2JM9
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Governança e inovação em rede APL: estudo de caso de bolsas e calçados
Autor(es): Simone Tiessa de Jesus Alves
Primeiro Orientador: Carlos Alberto Goncalves
Primeiro membro da banca : Jose Edson Lara
Segundo membro da banca: Mauro Calixta Tavares
Terceiro membro da banca: Rosiléia das Mercês Milagres
Resumo: Teóricos do campo da administração estratégica (FURMAN et al., 2002; PORTER, 1999) relatam que a capacidade de inovação de uma nação depende da força da infraestrutura econômica comum de inovação, do ambiente de inovação presente em suas aglomerações industriais e da força dos enlaces entre a micro e a macro estrutura. Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são redes empresariais que se configuram em aglomerações espaciais de firmas, com uma estrutura produtiva local específica, proporcionando vínculos (laços) tangíveis e/ou intangíveis, fracos ou fortes entre os atores locais (LASTRES e CASSIOLLATO, 2006; VILLELA e PINTO, 2009). Graça (2007) aponta que a inovação tecnológica decorre da conjuntura de concorrência de um mercado, destacando, ainda, a importância da governança e suas estruturas na geração de capacidade de inovação dos APLs. Em 2008, o estado de Minas Gerais publicou uma caracterização dos APLs do estado. A partir desse momento, o APL de bolsas e calçados da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) passou a integrar o grupo de APLs do Estado, com o aporte das políticas e recursos do GTP-APL. Dado que o APL de bolsas e calçados da RMBH possui recente estabelecimento de sua estrutura de governança e a característica de inovação de produtos no setor, o estudo buscou explicar o papel desempenhado pela governança do APL na rede e nas práticas de inovação das firmas de bolsas e calçados da RMBH. As informações foram coletadas por meio de 26 entrevistas e 21 questionários aplicados juntamente aos proprietários das empresas e entidades de apoio ao setor (SEBRAE, sindicatos patronais, e FIEMG). Os dados sobre os tipos de inovações ocorridas a partir de 2009 (ano inicial das ações de governança do APL) foram analisados por estatísticas descritivas, com uso do software SPSS 19. Já os fatores que influenciaram essas inovações foram tratados por indicadores de análise de redes sociais. As questões sobre as inovações e os fatores que as influenciaram foram tratadas por meio de indicadores de análise de redes sociais, via software UCINET 6.0. Após essas etapas, procedeu-se a triangulação das análises das três fontes de dados (entrevistas, pesquisa documental e questionários) a fim de compor o estudo de caso do APL. Verificou-se que a estrutura de governança é determinada pela capacidade de coordenação dos atores de um APL e do potencial de comando de suas lideranças, sendo condicionadas pela estrutura produtiva da aglomeração e pelos tipos de redes estabelecidas. A análise da inovação no APL demonstrou que as lideranças exercidas pelos sindicatos patronais têm pouca influência na inovação do setor. Em contrapartida, as principais firmas de referência no setor apresentaram alto potencial de intermediação da inovação. Nesse sentido, acredita-se que estes atores possam se tornar lideranças ativas na estrutura de governança de atores privados, funcionando como articuladores da governança na classe empresarial.
Abstract: Theoretical field of strategic management (FURMAN et al., 2002; Porter, 1999) report that the nations innovation capacity depends on the strength of the economic infrastructure common innovation, environmental innovation present in industrial agglomerations and the strength of linkages between micro and macro structure. Clusters are corporate networks that are configured in spatial agglomerations of firms with a productive structure specific, providing linkages (bonds) tangible and / or intangible, weak or strong local actors (and LASTRES CASSIOLLATO, 2006 , VILLELA & PINTO, 2009). Graça (2007) points out that technological innovation arises from the situation of competition in a market, stressing also the importance of governance and its structures in generating innovation capacity of cluster. In 2008, the state of Minas Gerais published a characterization of the state cluster. Thereafter, the APL handbags and shoes in the Metropolitan Region of Belo Horizonte (BHMA) joined the states clusters group, with the contribution of policies and resources. Since cluster handbags and shoes has MRBH recent establishment of its governance structure and characteristics of product innovation in the sector, the study sought to explain the role played by the cluster network governance practices and innovation of firms and bags MRBH shoes. Data were collected through 26 interviews and 21 questionnaires along to owners of enterprises and organizations to support the sector (SEBRAE, employers unions, FIEMG). The data on the types of innovations that occurred from 2009 (first year of governance actions cluster) were analyzed by descriptive statistics using SPSS 19 software. Already the factors that influenced these innovations were treated by analysis of indicators of social networks. Questions about the innovations and the factors that influenced were treated by analysis of indicators of social networks via software UCINET 6.0. After these steps, we proceeded to the triangulation the analyzes of the three data sources (interviews, documentary research and questionnaires) in order to compose the case study of cluster. It was found that the governance structure is determined by the ability of coordination of actors and a cluster command potential of their leaders, being conditioned by the productive structure of the agglomeration and the types of networks established. The analysis of innovation in cluster has demonstrated that leadership exercised by the unions have little influence on the innovation sector. In contrast, the major firms in the industry benchmark showed high potential for innovation intermediation. In this sense, it is believed that these actors can become active leaders in the governance structure of private actors, working as articulators of governance in business class.
Assunto: Governança
Planejamento estratégico
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9J2JM9
Data do documento: 23-Mai-2013
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disser_final_corrigida_v10.pdf1.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.