Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9J3HUY
Type: Monografias de Especialização
Title: Materiais didáticos: um estudo sobre a aplicação e elaboração de materiais didáticos da disciplina de Artes Visuais nas escolas de ensino fundamental e médio da rede pública
Authors: Mariana Siqueira de Assis
First Advisor: Lincoln Volpini Spolaor
First Referee: Maurilio Andrade Rocha
Second Referee: Evandro Jose Lemos da Cunha
Abstract: A presente pesquisa destina-se a traçar um panorama da evolução do Ensino de Artes no Brasil, destacando as Artes Visuais. Tem como propósito definir a razão do pouco apoio dado à disciplina, visto que os professores não contam com materiais didáticos suficientes e nem espaço físico adequado para as aulas práticas nas escolas públicas brasileiras. A pesquisa enfoca a situação atual do Ensino de Artes, por meio de análise de livro didático e análise dos principais atores envolvidos, percebendo, como é direcionado e conceituado. A intenção é disponibilizar um diagnóstico para fins de uma possível estruturação de ações, no sentido de desenvolver mais esse campo de ensino, principalmente, a produção de materiais didáticos mais eficazes. A partir do estudo de histórico e contextualização do Ensino de Artes no Brasil, serão demonstrados os motivos que levaram a atual desvalorização da disciplina desde os anos iniciais. Por meio da aplicação de questionários, será traçado um panorama do ensino de artes nas escolas de ensino fundamental e médio atualmente, concentrando discussões a respeito de como a disciplina é vista por seus principais atores, além de trazer a análise de um livro didático, disponibilizado pelo Programa Nacional do Livro Didático do Ministério da Educação.
Abstract: This research is intended to give an overview of the evolution of Teaching Art in Brazil, highlighting the Visual Arts. Aims to define the reason given little support to the discipline, since the teachers do not have enough textbooks nor adequate space for classes in Brazilian public schools. The research focuses on the current status of arts education, through analysis of textbook and analysis of the main actors involved, seeing as it is directed and conceptualized. The intention is to provide a diagnosis for the purposes of a possible structuring of actions in order to further develop this field of teaching, mainly the production of learning materials more effective. From the study of history and context of the Arts Education in Brazil, will be shown the reasons why the current devaluation of the discipline since the early years. Through the use of questionnaires , will be traced an overview of arts education in elementary schools and middle currently focusing discussions on how discipline is seen by its main actors , and bring the analysis of a textbook, available by National Textbook program of the Ministry of Education.
Subject: Artes
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9J3HUY
Issue Date: 15-Dec-2013
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.