Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9JGGAH
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O processo de escolarização no Termo de Mariana (1772-1835)
Authors: Diana de Cassia Silva
First Advisor: Luciano Mendes de Faria Filho
First Referee: Luiz Carlos Villalta
Second Referee: Thais Nivia de Lima e Fonseca
Abstract: A organização da escola como uma instituição legalizada para o ensino das Primeiras Letras, entendida a partir das tensões existentes na esfera do público/privado presentes no processo de escolarização, nos levam a perceber as formas de sociabilização utilizadas pelos sujeitos inseridos na sociedade. Pesquisar o Processo de Escolarização no Termo de Mariana (1772- 1835), focalizando aulas de Primeiras Letras, teve como intuito apreender essas mudanças e ou resistências em contextos marcados por reformas que objetivavam organizar uma sociedade predominantemente marcada pela forma oral. Sabemos que no período recortado a instrução era pouco disseminada, mas o que demonstramos foram os caminhos em torno da construção daquilo que, mais tarde, se tornaria a escola pública. Dessa forma, trabalhamos, inicialmente, com as repercussões das reformas de Pombal no termo de Mariana, principalmente com a instituição do Subsídio Literário. Percebemos nesse estudo a participação de pequenos, médios e grandes proprietários e ou comerciantes na contribuição desse imposto voltado exclusivamente para custear as Aulas Régias. Cruzamos os valores recolhidos com os pagamentos feitos pela Fazenda Mineira aos mestres que atuaram no Termo, para identificarmos como se processava os recebimentos e quais as possíveis relações entre contribuições e o número de escolas existentes. Esses mestres foram identificados por meio de provisões, cartas, exames e denúncias de suas atuações feitas por alguns setores da sociedade que colocavam os mestres como agentes centrais na constituição das aulas. Apresentamos nesse trabalho o complexo movimento de adaptação das Aulas Régias colocadas sob a tutela do Estado, cujo início se deu em 1759 com a expulsão dos Jesuítas e se estreitou em 1772, quando as aulas de Primeiras Letras passaram a ser organizadas pelo Estado. Assim, a fiscalização da coleta do imposto e das aulas, a definição de conteúdos, de métodos e de materiais de ensino, bem como o público destinado a essas aulas e o perfil do candidato ao cargo de mestre foram essenciais para acompanharmos a interiorização dos valores da instrução e as representações das aulas de Primeiras Letras no termo de Mariana.
Abstract: The organization of the school as an institution legalized for the education of the Primeiras Letras is characterized for the existing tensions in the sphere of public/private present in the school process. These tensions in take to perceive them the forms of the social process used by the immersed citizens in the society. To research O processo de Escolarização no Termo de Mariana (1772-1835), aims the lessons of Primeiras Letras had as intention to apprehend these changes and or resistences in contexts marked for reforms that objectified to organize a society predominantly marked by the verbal form. We know that in the cut period the instruction was little spread, but what we demonstrate they had been the ways around the construction of that, later, if it would become the public school. Of this form, we work the principle with the repercussions of the reforms of Pombal in the Termo de Mariana, mainly with the institution of the Subsídio Literário, when we perceive the participation of small, average and great proprietors and or traders in the contribution of this tax come back exclusively to defray the Aulas Régias. We cross the values collected with the payments made for the Fazenda Mineira to the masters who had acted in the Termo to identify as if he processed the acts of receiving and which the possible relations between existing contribution and schools. These masters had been identified by means of provisionses, letters, examinations and denunciations of its performances made for some sectors of the society that placed the masters as agents central offices in the constitution of the lessons. What we present in this work is a complex movement of adaptation of the Aulas Régias, placed under the guardianship of the State, whose beginning if gave in 1759 with the expulsion of the Jesuits and if it narrowed in 1772, when the lessons of Primeiras Letras had passed to be organized by the State. Thus, the fiscalization of the collection of the tax and the lessons, the definition of contents, methods and materials of education, as well as the public destined to these lessons and the profile of the candidate to the master position had been essential to follow the internalization of the values of the instruction and the representations of the lessons of Primeiras Letras in the term of Mariana.
Subject: Educação  Historia  Minas Gerais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9JGGAH
Issue Date: 29-Jan-2004
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_diana_de_cassia_silva_2004_final.pdf3.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.