Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9JGH6T
Type: Tese de Doutorado
Title: Trajetórias em contraponto: uma abordagem microssociológica da formação superior em piano em duas universidades brasileiras
Authors: Carla Silva Reis
First Advisor: Antonio Augusto Gomes Batista
First Referee: João Miguel Trancoso Vaz Teixeira Lopes
Second Referee: Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo
Third Referee: Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
metadata.dc.contributor.referee4: Ana Claudia de Assis
Abstract: Fruto de uma trajetória ligada à cultura legítima, o ensino do piano nas universidades brasileiras reproduz, quase sempre, padrões herdados do modelo conservatorial europeu. No entanto, essa concepção tem enfrentado desafios cruciais, um reflexo, entre outros fatores, de políticas públicas de democratização e interiorização do ensino superior. O incremento de vagas proporcionado por tais políticas tem enfraquecido a super-seleção nos vestibulares de música, favorecendo a emergência de um novo perfil de alunos distanciado, ao que tudo indica, das expectativas das instituições em termos de competências técnicas e de familiaridade com a cultura musical legítima. Tendo como pano de fundo a mudança na morfologia social do público universitário, este trabalho investiga o embate entre o que sociologicamente se define por disposições e competências possuídas pelos estudantes de piano e aquelas requeridas pela formação universitária. Para tanto, foram realizadas entrevistas com 16 estudantes e egressos de duas importantes universidades federais de Minas Gerais: a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), cujo curso de música foi criado no contexto da recente ampliação do acesso ao ensino superior público no Brasil; e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que possui um curso de música desde 1962 e ocupa uma posição dominante no campo brasileiro da formação musical. A partir desse material foram elaborados, analisados e categorizados retratos sociológicos (LAHIRE, 2002) dos sujeitos. Considerando a relação dos sujeitos da pesquisa com o ethos da formação pianística na universidade foram detectados três tipos de percursos: alta adesão; adesão parcial e reconversão. Para se realizar a análise transversal dos retratos foram utilizados sete eixos, a saber: o contexto familiar e as condições objetivas de existência (capital cultural e econômico); o capital social e a rede de sociabilidade; as práticas e preferências culturais; o papel das instituições universitárias; a formação musical inicial; a relação com o ofício do pianista e o papel da subjetividade. Os resultados comprovaram uma efetiva mudança no perfil sociocultural e demonstraram como os determinantes sociais contemplados nos eixos de análise atuaram na construção das trajetórias estudadas. A pesquisa privilegiou na composição de seu quadro teórico os trabalhos dos sociólogos franceses Pierre Bourdieu, Bernard Lahire e Antoine Hennion. Espera-se que este trabalho venha enriquecer a discussão acerca da formação superior em música no Brasil.
Abstract: The teaching of Piano in Brazilian universities shows itself as an outcome of a trajectory of the legitimate culture and as a reproduction of the standards inherited by the European conservatorial model, in most cases. However, this conception has faced important challenges, as a reflex of public policies of democratization and interiorization of higher education, among other factors. The consequent raise of university openings for incoming students has lowered the high standards of the selection processes in the auditions, enabling an emerging profile of students that are apparently far from the expectations of the institutions, in terms of technical skills and familiarity with a legitimate musical culture. With this shift in the social morphology of the universitys public as background, this research investigates the clash between what is sociologically defined as the dispositions and competencies possessed by the piano students and those required for university education in piano. Thus, interviews were conducted with 16 students and graduates of two important Brazilian universities: Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), whose music degree was created in the context of the recent upgrading of higher education access in Brazil; and Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), which offers a music degree since 1962 and has a dominant position in music instruction in the state of Minas Gerais. With this data in hands, sociological portraits (LAHIRE, 2002) of the subjects were created, analyzed and put into categories. Considering the relation of the subjects of the research with the ethos of piano education in the university, three types of trajectories were detected: high adhesion, partial adhesion and reconvertion. In order to conduct the transversal analysis of the portraits, seven axes were used, knowingly: the familiar context and the existing objective conditions; the social capital and the social network; the practices and cultural preferences; the role of the universities; the initial musical education; the relation with the "pianist craft" and the role of subjectivity. The results proved an effective change in the social-cultural profile and demonstrated how the social determinants contemplated in the axes of analysis acted in the construction of the trajectories studied. This research has privileged the works of the french sociologists Pierre Bourdieu, Bernard Lahire and Antoine Hennion as its main theoretical framework. We hope that this work stimulates and enriches the discussion about higher education in music in Brazil.
Subject: Educação
Música para piano
Estudantes  Aspectos sociais
Estudantes universitários  
Musica Instrução e estudo  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9JGH6T
Issue Date: 20-Feb-2014
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_carla_reis.pdf7.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.