Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9JGHJR
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Teatro-Conversação na escola: o uso do teatro na conversação como mediador de conflitos na educação
Autor(es): Liberia Rodrigues Neves
Primeiro Orientador: Ana Lydia Bezerra Santiago
Primeiro membro da banca : Fabricio Andrade Pereira
Segundo membro da banca: Fernanda Otoni de Barros Brisset
Terceiro membro da banca: Cristiane de Freitas Cunha
Quarto membro da banca: Raquel Martins de Assis
Resumo: Esta Tese diz respeito a uma pesquisa-intervenção de orientação psicanalítica direcionada ao fracasso escolar. Apresenta resultados oriundos das contribuições da Psicanálise à Educação em diálogo com as possibilidades do Teatro. A partir da metodologia da Conversação, com a introdução de recursos teatrais, constituiu-se o Teatro-Conversação, permitindo aprender sobre o sintoma escolar verificado no 3º Ciclo de aprendizagem, bem como intervir no mesmo. Observou-se o conflito persistente nessa etapa de escolarização caracterizado por um ciclo de recusa: dos jovens em relação à escola e ao saber; da escola em relação aos jovens e suas origens. Configurou-se um modo de intervir capaz de produzir efeitos na subjetividade e na cognição. Tais efeitos verificam-se a partir das contribuições da teoria da Cognição Imaginativa, da ideia de aprendizagem como Globalização do Conhecimento; mas, sobretudo, a partir da teoria psicanalítica, recorrendo-se a produções em diálogo com o campo da Arte e da Educação. Realizaram-se intervenções com Teatro-Conversação em 4 escolas da rede pública de ensino de Belo Horizonte, direcionadas a três grupos de jovens do 3º Ciclo e a um grupo de pais de alunos do 2º e 3º ciclos. As intervenções tornaram possível aprender com os jovens acerca dos sintomas contemporâneos apresentados na escola; contribuíram para a verificação da aprendizagem dos alunos, bem como favoreceram com que estes se reconhecessem, muitas vezes, em suas situações de fracasso; possibilitaram apresentar às escolas algo de seus sintomas em relação à juventude e vacilar os discursos cristalizados sobre os aprendizes. O Teatro-Conversação constituiu-se como um recurso capaz de convidar os sujeitos da educação a implicarem-se nos impasses verificados na tarefa da transmissão.
Abstract: Esta Tesis habla al respecto de una pesquisa-intervención de orientación psicoanalítica direccionada al fracaso escolar. Presenta resultados oriundos de las contribuciones del Psicoanálisis a la Educación en diálogo con las posibilidades del Teatro. A partir de la metodología de Conversación, con la introducción de recursos teatrales, se constituye el Teatro-Conversación, permitiendo aprender sobre el síntoma escolar verificado en el 3º Ciclo de aprendizaje, así como intervenir en el mismo. Se observó el conflicto persistente en esta etapa de la escolarización, caracterizado por un ciclo de rechazo: de los jóvenes en relación a la escuela y al saber; de la escuela en relación a los jóvenes y sus orígenes. Se configuró un modo de intervenir capaz de producir efectos en la subjetividad y en la cognición. Tales efectos se verifican a partir de las contribuciones de la teoría de la Cognición Imaginativa, de la idea de aprendizaje como Globalización del Conocimiento; pero fundamentalmente a partir de la teoría psicoanalítica, recurriéndose a producciones en diálogo con el campo del Arte y de la Educación. Se realizaron intervenciones con Teatro-Conversación en 4 escuelas de la red pública de enseñanza de Belo Horizonte, direccionadas a tres grupos de jóvenes de 3º Ciclo y a un grupo de padres de alumnos de 2º y 3º ciclos. Las intervenciones volvieron posible el aprender con los jóvenes, acerca de los síntomas contemporáneos que se presentan en la escuela; contribuyendo a la verificación del aprendizaje de los alumnos, así como favorecieron el que estos se reconocieran, en muchas ocasiones, en sus situaciones de fracaso; posibilitaron el presentar a las escuelas algo de sus propios síntomas en relación a la juventud y hacer vacilar los discursos cristalizados sobre los aprendices. El Teatro-Conversación se constituyó como un recurso capaz de invitar a los sujetos de la educación a implicarse en los impasses verificados en la tarea de la transmisión.
Assunto: Educação
Psicanálise  
Teatro na educação 
Conversação  
Fracasso escolar
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9JGHJR
Data do documento: 24-Fev-2014
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_teatro_conversa__o.pdf1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.