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dc.contributor.advisor1Ana Lydia Bezerra Santiagopt_BR
dc.contributor.referee1Sergio Augusto Chagas de Laiapt_BR
dc.contributor.referee2Maria José Gontijo Salumpt_BR
dc.contributor.referee3Cristiane de Freitas Cunhapt_BR
dc.contributor.referee4Raquel Martins de Assispt_BR
dc.creatorKátia Mariás Pintopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T23:39:20Z-
dc.date.available2019-08-09T23:39:20Z-
dc.date.issued2014-02-17pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9JHJXH-
dc.description.abstractParmi les nombreuses difficultés rencontrées par les jeunes en conflit avec la loi, nous mettons en évidence deux orientations du Statut de lEnfant et de lAdolescent visant à garantir les droits de cette population : le droit davoir accès à la scolarisation et au monde du travail. Ce que lon observe assez souvent, cest un déphasage âge/cycle qui rend très difficile leur orientation vers les cours de formation professionnelle. Au moyen de la méthodologie de la Conversation nous avons identifié la relation de ces jeunes avec lécole et leurs intérêts professionnels. Il est fréquent, parmi ceux qui sengagent dans la délinquence, dabandonner lécole ou, quand ils y restent, leur lien nest pas suffisant pour garantir leur permanence dans la vie scolaire. Par conséquent, ils ne parviennent pas à adhérer à un cours de formation professionnelle, en grande partie, à cause de ce déficit dans leur scolarisation. Compte tenu de cette situation, nous nous proposons de connaître les intérêts des adolescents qui sont soumis à des mesures socio-éducatives de semi-liberté et de promouvoir ainsi un espace qui leur donne le « goût de la parole » pour quils puissent, à partir de là, séloigner de la pulsion qui les pousse vers le pire que léveil de la puberté apporte comme ingérence dans ce franchissement.pt_BR
dc.description.resumoDentre as muitas dificuldades enfrentadas pelos jovens em conflito com a lei, ressaltamos duas orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que visam à garantia de direitos dessa população: o acesso à escolarização e ao mundo do trabalho. O que se observa, com frequência, é a defasagem idade/ciclo, dificultando muito os encaminhamentos para cursos profissionalizantes. Por meio da metodologia da Conversação, investigou-se a relação desses jovens com a escola e seus interesses profissionais. É comum, entre aqueles que se envolvem na criminalidade, abandonar a escola ou, quando se mantêm nela, o vínculo não é suficiente para garantir a continuidade da trajetória escolar. Consequentemente, não conseguem aderir a um curso profissionalizante por causa, em grande parte, desse deficit na escolarizacão. Diante desse quadro, propomos conhecer os interesses dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade e, assim, promover um espaço para o surgimento de um gosto pelas palavras e que, a partir daí, eles possam se distanciar da pulsão que os empurra para o pior, aquele que o despertar da puberdade traz consigo como interferência nesse atravessamento.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolarizacãopt_BR
dc.subjectInteressept_BR
dc.subjectMedida socioeducativapt_BR
dc.subjectProfissionalizaçãopt_BR
dc.subjectDespertar da puberdadept_BR
dc.subject.otherAssistencia a menores  pt_BR
dc.subject.otherEducação para o trabalhopt_BR
dc.subject.otherDelinquencia juvenilpt_BR
dc.subject.otherEducação e estadopt_BR
dc.subject.otherJovens desajustados sociais  Educação  pt_BR
dc.subject.otherOrientação profissional  pt_BR
dc.subject.otherEnsino profissional  pt_BR
dc.titleA educação profissionalizante de jovens em conflito com a lei: interferências do despertar da puberdade na tarefa de inserção no mundo do trabalhopt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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