Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KAGPG
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Artes no 5º ano do ensino fundamental, uma necessidade pedagógica |
Authors: | Eubia Almeida Silva |
First Advisor: | Melissa Etelvina Oliveira Rocha |
First Referee: | Rita Lages Rodrigues |
Second Referee: | Evandro Jose Lemos da Cunha |
Abstract: | O presente trabalho aborda uma pesquisa sobre o ensino da arte no Brasil, sua caminhada e trajetória, tendo como objetivo retratar um tema relevante no sistema de educação brasileira, que com o decorrer dos tempos veio levantando críticas e buscando aprimorar e validar com reais necessidades de mudanças o Ensino de Artes nas escolas como disciplina. Buscou-se elaborar essa proposta enfatizando a obrigatoriedade de desenvolver uma educação que respeite e reconheça a disciplina de Artes como uma necessidade pedagógica. Demonstrando através de pesquisas que a arte é de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e criativo da criança, respectivamente tratando do 5º ano de escolaridade. Aborda, ainda, uma pesquisa sobre a vida e obras de Tarsila do Amaral contendo uma sequência de atividades envolvendo a mesma, o planejamento da sequência, desenvolvimento, registro da aula, fotos e um relato de experiência da docente enquanto aluna nos anos de escolaridades referidos, onde cabe minuciosa reflexão sobre a necessidade e preocupação quanto à valorização da arte. |
Abstract: | The present work deals with research on the teaching of art in Brazil, their walk and trajectory, aiming to portray a relevant theme in the Brazilian education system, that with the elapse of time came rising criticism and seeking to improve and validate with the real needs of the changes "Arts Education in schools as a discipline". Sought to develop this proposal emphasizing the requirement to develop an education that respects and recognizes the arts discipline as a pedagogical necessity. Through research demonstrating that art is of paramount importance for cognitive development and creative child, treating respectively of the fifth year of schooling. Discusses a research on the life and works of Tarsila do Amaral containing a sequence of activities involving the same, sequence planning, development, school registration, photos and an account of teaching experience while a student in the years of education, where it is thorough reflection under. |
Subject: | Artes |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KAGPG |
Issue Date: | 14-Dec-2014 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_curso_de_especializa__oem_emsino_de_artes_visuais__eubia_almeida__silva.pdf | 977.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.