Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KAHKB
Type: Monografias de Especialização
Title: Portinari e Drummond: o despertar para a sensibilidade no ensino de Artes, a partir do desenho e da poesia
Authors: João Carlos de Souza Gonçalves
First Advisor: Melissa Etelvina Oliveira Rocha
First Referee: Rita Lages Rodrigues
Second Referee: Evandro Jose Lemos da Cunha
Abstract: Arte é de grande importância na educação escolar e contribui de forma efetiva na formação social e cultural do aluno. Desperta no educando uma sensibilidade poética, bem como seu potencial de criação. A proposta desta pesquisa é abrir espaço para discutir a importância da educação em Arte nas escolas, fazendo um paralelo entre o fornecimento da disciplina durante os anos do regime militar (1964-1985) no Brasil, quando passou a fazer parte do ensino regular, e os impasses e desafios encontrados nos dias atuais. Espera-se como resultado deste estudo levantar questionamentos e respostas à valorização de Arte nos currículos educacionais, assim como maior a atenção aos seus professores e condições para melhor instrumentalizá-los em suas aulas. A base deste trabalho foi direcionada a um estudo de caso realizado com uma turma de ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos e teve como pano de fundo as ilustrações de Dom Quixote feitas por Cândido Portinari.
Abstract: Art is of great importance in education and contributes effectively in social and cultural education of the student . Awake in educating a poetic sensibility, as well as its potential to create. The purpose of this research is to make room to discuss the importance of art education in schools, making a parallel between the supply of the discipline during the years of military rule (1964-1985) in Brazil, when it became part of mainstream education, and deadlocks and challenges encountered today. The expected result of this study raise questions and answers to the appreciation of art in educational curricula, as well as greater attention to their teachers and to better conditions instrumentalize them in their classes . The basis of this work was directed to a case study conducted with a group of elementary school of the Adult Education and scored as background illustrations of Don Quixote made by Candido Portinari.
Subject: Artes
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KAHKB
Issue Date: 14-Dec-2013
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_joaocarlos_eba_2012706155.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.