Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KAHUC
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Leonardo Alvares Vidigal | pt_BR |
dc.creator | Daniele Cristina Pinho Pinto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T05:51:04Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T05:51:04Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-14 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KAHUC | - |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda a fotografia no Ensino de Artes Visuais na Educação Infantil do CMEI Rubens do Amaral. Objetiva conhecer conceitos e a experienciar como linguagem artística, proporcionando captura de imagens fixas e estabelecendo um diálogo entre a produção artística e valores culturais da região, proporcionando uma contribuição no desenvolvimento estético do aluno e momentos de leitura estética do ambiente e de imagens da arte, assim como a reflexão sobre estas leituras. Apresenta uma pesquisa de campo baseada em coleta de dados, durante o período de fevereiro a agosto de 2013, realizada com os educadores do espaço citado de forma qualitativa e atividade prática junto aos alunos embasada nas teorias de autores contemporâneos como Ana Mae Barbosa. A partir do diálogo entre os dados coletados, a análise dos documentos norteadores da Educação Infantil (Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil) e a Abordagem Triangular proposta por Barbosa, a metodologia no ensino de Artes Visuais para crianças tomou outro caminho. Para que a atividade proposta ganhasse sentido e significância para o aluno, foi apresentada durante o processo, a história da arte em linguagem acessível ao universo infantil e atividades contextualizadas a criança, para que todas pudessem compreender de forma lúdica conceitos e teorias consideradas complexas. Houve mudança notável por parte da turma na forma de ler e interpretar não somente a imagem do pico, mas como imagens produzidas em sua rotina. A necessidade de promover uma formação continuada aos professores é tão necessária quanto o investimento em materiais de pesquisa para a efetivação de um ensino em Artes Visuais com qualidade na Educação Infantil. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Artes | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Artes Visuais | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject.other | Artes | pt_BR |
dc.title | A imagem e seus significados: fotografia e ensino de Artes Visuais na educação infantil do CMEI Rubens do Amaral | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
daniele_cristina_pinho_pinto_pos_apresenta__o_corrigida.pdf | 2.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.