Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KCJA8
Type: Monografias de Especialização
Title: A accountability como ferramenta de controle interno: a gestão por resultados e os desvios de recursos públicos, no período de 1990 a 2014, sob a ótica da economia da corrupção
Authors: Sérgio Rodrigues Lima
First Advisor: Carlos Mauricio Vieira
Abstract: O trabalho surgiu a partir da proposta em estabelecer um paralelo entre a gestão pública, sob o foco da gestão por resultados, e os desvios de recursos públicos, promovidos pelas muitas práticas de corrupção, no período de 1990 a 2014. O arcabouço teórico parte da análise das expectativas racionais, dos agentes econômicos, principalmente promovendo um elo de interação entre corruptos e corruptores. A partir da fundamentação, apoiada no materialismo histórico e sua relação dialética, são apresentados os elementos motivadores, vistos como mecanismos de recompensas, que serão analisados à luz da teoria dos jogos e da economia da corrupção. O período escolhido concentra-se na década de noventa, mais precisamente a partir de 1990, estendendo-se até 2014. Esse período foi escolhido por ter havido a maior proliferação de desvios de recursos públicos, identificados e levados ao conhecimento público pela imprensa. Iniciando em 1990, as eleições diretas propiciaram, pela vontade popular, a condução de Fernando Collor de Mello à Presidência da República. Apesar de ter sido conduzido nos braços do povo, sendo o primeiro presidente eleito pelo voto popular, após o governo Jânio Quadros, em 1960, retribuiu com uma política econômica austera e um governo conturbado, marcado por pratica de corrupção e desvios de recursos públicos, denunciadas pelo próprio irmão, Pedro Collor, que o levaram ao impeachment. Casos mais recentes, como o Mensalão, justificam a extensão de análise até 2014, tanto pela magnitude quanto pelos efeitos protelatórios judiciais que o estenderam. Outros casos, embutidos na análise, não menos importantes à sociedade, também trazem consigo registros nefastos, marcados por práticas danosas de corrupção, fraudes, desvios de recursos públicos, tráfico de influências, corrupção e envolvimento de funcionários do alto escalão. Essas práticas de corrupção levaram o Brasil a ocupar a nada honrosa classificação de 72º lugar, dentre 177 países, no Ranking da corrupção, segundo relatório da Organização Transparência Internacional, disponível no portal g1.globo.com/mundo/noticia/2013/12/ ranking-de-corrupcao-coloca-brasil-em-72-lugar-entre-177- paises.html . Apesar da evolução dos controles, adotados pelos órgãos de controle, a Lei de Acesso à Informação e a LRF Lei de Responsabilidade Fiscal, muito ainda é necessário a fazer para conter as práticas que norteiam o arcabouço da corrupção e sua rede de beneficiários e recompensas.
Abstract: The work arose from the proposal to establish a parallel between the public administration, from the standpoint of managing for results, and misappropriation of public funds, promoted by many corrupt practices in the period 1990-2014. The theoretical framework of the analysis of rational expectations of economic agents, mainly by promoting a link of interaction between corrupt and corrupting. From the reasoning, based on the historical materialism and its relation, the motivating elements, rewards seen as mechanisms that will be examined in the light of game theory and the economics of corruption are presented. The period chosen is concentrated in the nineties, more precisely from 1990 extending to 2014. This period was chosen because there has been a greater proliferation of embezzlement of public, identified and brought to public attention by the media resources. Starting in 1990, direct elections brought about by the popular will, driving Fernando Collor de Mello to the presidency. Despite having been driven into the arms of the people, being the first elected by popular vote, after the government Quadros in 1960, the president responded with an austere economic policy and a troubled government, marked by practices of corruption and misappropriation of public funds, denounced by his brother, Pedro Collor, who led the "impeachment". More recent cases, such as Mensalão, justify the extent of analysis until 2014, both the magnitude and the court extended the dilatory effects. Other cases, embedded in the analysis, no less important to society, it also brings adverse records, marked by harmful practices of corruption, fraud, misappropriation of public funds, influence peddling, corruption and involvement of top officials. These corrupt practices led Brazil to occupy nothing honorable rank of 72 th place among 177 countries in the "rank corruption", as reported by Transparency International Organization, available on the portal g1.globo.com/mundo/noticia/2013/12/ ranking-de-corrupcao-coloca-brasil-em-72-lugar-entre-177- paises.html. Despite the evolution of controls adopted by oversight bodies, the Law on Access to Information and LRF - Fiscal Responsibility Law, is much still needed to be done to contain the practices that guide the scaffolding of corruption, and its network of beneficiaries and rewards.
Subject: Auditoria
Auditoria interna
Controladoria
Contabilidade
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KCJA8
Issue Date: 24-Apr-2014
Appears in Collections:Especialização em Auditoria Externa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia___a_accountability_como_ferramenta_de_controle_interno_..._.pdf377.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.