Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KDGDX
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jose Newton Coelho Menesespt_BR
dc.contributor.referee1Joao Pinto Furtadopt_BR
dc.contributor.referee2Cláudia Eliane Parreiras Marques Martinezpt_BR
dc.creatorRafael da Silva Alvespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T22:30:13Z-
dc.date.available2019-08-10T22:30:13Z-
dc.date.issued2014-03-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KDGDX-
dc.description.abstractConspiracy Museum in Ouro Preto, one of the most important national museum in the country, created by decree of President Getúlio Vargas. At that time, the nationalism spirit and the quest of building an official history is made to be note how government policy. Therefore, such a context is considered the peak moment of creation of national historical museums. In 2006 was completed the redesign of the Conspiracy Museum exhibition, under the guidance of French museologist, Pierre Catel. This research intends to interpret the relationship between historiography and museology, and how objects support the Conspiracy Museum and its current exhibition, analyzing its speech as a reading of memory and history, linking them with recent historiographical speeches in Minas Gerais and the Conspiracy as well as relevant discussions on culture and heritage.pt_BR
dc.description.resumoO Museu da Inconfidência de Ouro Preto, considerado um dos museus nacionais de maior importância do país, foi criado por decreto do então presidente Getúlio Vargas. Naquela época, o espírito nacionalista e a busca pela construção de uma história oficial se faziam notar como política governamental. Por isso, tal contexto é considerado o momento de auge de criação de museus nacionais históricos. Em 2006 foi concluída a reformulação da exposição do Museu da Inconfidência, sob orientação do museólogo francês Pierre Catel. Esta pesquisa pretende interpretar as relações existentes entre a historiografia e a museografia, tendo como objetos de suporte o Museu da Inconfidência e sua exposição atual, analisando os seus discursos museológicos como uma leitura da memória e da história, relacionando-os com discursos historiográficos consagrados e recentes sobre Minas Gerais e a Inconfidência Mineira junto a discussões relevantes sobre cultura e patrimônio.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.subjectMuseografiapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subject.otherMuseuspt_BR
dc.subject.otherMemóriapt_BR
dc.subject.otherHistoriografiapt_BR
dc.subject.otherHistóriapt_BR
dc.subject.otherMuseu da Inconfidência (Ouro Preto, MG)pt_BR
dc.titleLendo o museu: relações entre a expografia e a historiografia no Museu da Inconfidência - Ouro Preto/MGpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_mestrado_rafael_alves.pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.