Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KPPLJ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luis Moraes Coelhopt_BR
dc.contributor.referee1Maurício Silva Ginopt_BR
dc.creatorHelena Aparecida Lacerda de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T21:35:53Z-
dc.date.available2019-08-12T21:35:53Z-
dc.date.issued2013-12-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KPPLJ-
dc.description.abstractThe Visual Arts can be considered a knowledge area of kids education that verbalizes the integral development of the children. Anyway, at the same time that can take this development, the wrong teach practice can oppose to the process of the building knowledge. This way, the process may be accompany with systemic manner, through a teach methodology that include all the comprehend aspects. Believing that the Infant Education composes the primordial stage of scholar education, this inquiry purposes to comprehend, from a case studying, the importance of Visual Arts Methodology of Teach for the development for abilities and childrens competences. This work aims to analyze the methodological practice of teaching the Visual Arts, the institutional context, from mediations and interventions used with students. The results demonstrate that the activities undertaken by a specialist teacher in this study area, through a diversified teaching methodology are quality factors for both the practice of teacher education and for student learning.pt_BR
dc.description.resumoAs Artes Visuais podem ser consideradas uma das áreas de conhecimento da Educação Infantil que viabiliza o desenvolvimento integral da criança. Porém, ao mesmo tempo em que podem favorecer este desenvolvimento, uma prática de ensino inadequada pode se interpor ao processo de construção da aprendizagem. Desta forma, tal processo deve ser acompanhado de maneira sistêmica, através de uma metodologia de ensino que abranja todos os aspectos envolvidos. Acreditando que a Educação Infantil constitui a etapa primordial da educação escolar esta pesquisa busca compreender, a partir de um estudo de caso, a importância da Metodologia de Ensino de Artes Visuais para o desenvolvimento das habilidades e competências da criança. Este trabalho tem como objetivo analisar a prática metodológica do ensino de Artes Visuais, no contexto institucional, a partir das mediações e intervenções empregadas com os alunos. Os resultados demonstram que as atividades desenvolvidas por um professor especialista desta área de estudo, por meio de uma metodologia de ensino diversificada constituem fatores de qualidade tanto para a prática de ensino do professor quanto para a aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherArtespt_BR
dc.titleUma proposta metodológica para o ensino de Artes Visuais: estudo de casopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_helena.pdf944.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.