Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KPQP4
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Verona Campos Segantinipt_BR
dc.contributor.referee1Evandro Jose Lemos da Cunhapt_BR
dc.creatorEliete Millen Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T07:05:13Z-
dc.date.available2019-08-10T07:05:13Z-
dc.date.issued2014-12-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KPQP4-
dc.description.abstractThis paper brings reflections of approaches of Comics as Artistic Expression as their use in different subjects in teaching. Comics books used in teaching can proximity to the students to different languages and expression of Visual Arts. The monograph has an objective to present aspects of trajectory Comics and bring an experience in the classroom with the use of Sequential Art in Education. This way intending to bring awakening, interest, appreciation to promote students knowledge about Sequential Art. Other than researching with a 25 (twenty five) teachers that belongs a public school from Governador Valadares. Comics books were produced in a workshop held with a group of students from eight and ninth yeas of Abílio Patto School. The proposed workshop is efuse students with this kind of Art and create characters, comics strips, book comics presenting texts and visual references and also varied narratives. The action proposed to develop with students three principles: enjoy art, discuss and contextualize art.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho traz reflexões acerca de abordagens dos quadrinhos como expressão artística e a sua utilização em diferentes disciplinas no ensino. As histórias em quadrinhos utilizadas no ensino podem propiciar uma maior aproximação dos alunos com as diferentes linguagens e expressões das Artes Visuais. A monografia teve por objetivo apresentar aspectos da trajetória das Histórias em Quadrinhos e trazer à tona uma experiência em sala de aula com a utilização da arte sequencial no ensino. Desse modo, objetiva despertar o interesse, a apreciação e promoção do conhecimento do aluno sobre Arte Sequencial além de se fazer pesquisa com 25 (vinte e cinco) professores da rede publica Estadual de Governador Valadares. Foram produzidas histórias em quadrinhos em uma oficina realizada com um grupo de alunos do 8ºs e 9ºs anos do ensino fundamental da escola Estadual Abilio Rodrigues Patto. A proposta da oficina seria a aproximação dos alunos com esse tipo de arte e a criação de personagens, tirinhas, comicks books, apresentando textos e referências visuais e também as variadas narrativas.As ações propostas para desenvolver com os alunos partem de três princípios, apreciar arte, discutir e contextualizar arte e criar arte.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectQuadrinhospt_BR
dc.subjectartept_BR
dc.subject.otherArtespt_BR
dc.titleHistórias em quadrinhos: narrativas visuais e sua utilização no ensinopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_da_eliete_2013.pdf4.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.